top of page
Danyelle Monteiro

Dia 15 de Março: Dia Mundial do Consumidor

Dia do consumidor: Porque a data é celebrada e importante para os consumidores e empreendedores.


Imagem: Canva

A data foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos dos consumidores. Mas também, aos proprietários e donos de empresas em assumir esse compromisso em respeitar as leis dos que consomem seus produtos.

O dia Mundial do Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos, nos quais seriam: Direito à segurança, Direito à informação. Direito à escolha e Direito à ser ouvido.


No Brasil, o direito do consumidor está protegido através da Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor apenas em 11 de março do ano seguinte (1991).


Com o Código do Direito do Consumidor, foi criado o Programa de Proteção e defesa do consumidor (PROCON), com o objetivo de mediar possíveis conflitos entre consumidores e fornecedores.


Em comemoração a essa data, a Femme News entrevistou Alex Cordeiro, idealizador do projeto/marca Food de Responsa, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, bairro Tomas Coelho.


Danyelle: Como começou a idealização desse projeto?


Alex: Sempre senti a necessidade e sonho de empreender, contrapartida o medo, falta de planejamento, zona de conforto criavam barreiras para que isso virasse uma realidade. Em julho de 2018, inauguramos a Food Truck, a proposta foi de oferecer lanches (inicialmente), sendo eles hambúrgueres tradicionais, artesanal, pão com linguiça, sugestão do chef (pão com pernil), sopa e cachorro quente. Nosso slogan é: “Onde seu lanche tem mais sabor”. Nosso foco é ser reconhecido por clientes exigentes, paladares que necessitam e buscam um diferencial/percepção de sabor diferenciado.


Food Truck: Food de Responsa. Imagem e créditos: Alex Cordeiro – Proprietário do Food Responsa

Danyelle: Conte-nos um pouco sobre sua trajetória.


Alex: Sempre trabalhei com o público, sou formado em Marketing, pós graduação em gestão de varejo e cursando segunda pós em logística. Tento buscar conhecimento de forma regular, inclusive estou em curso Chef Mix no Instituto Gourmet onde o objetivo é aprender novas culinárias. Nossa empresa é estritamente familiar. No momento temos três pessoas envolvidas no operacional ( chapa, atendimento/caixa e entrega).


Alex Cordeiro – Proprietário do Food Responsa. Imagem e créditos: Alex Cordeiro

Danyelle: Quais são seus próximos objetivos e o que acha que pode melhorar para os seus consumidores?


Alex: Pretendo ter uma loja, uma cozinha maior para poder melhorar operacionalmente e conseguir ofertar produtos de qualidade, aumentar vendas e faturamento. Além de, entregar um lanche com mais agilidade e atender bairros próximos com uma logística própria (delivery). Atualmente estamos no Ifood e Uber Eats, sendo que usamos os motoboys autônomos/parceiros da plataforma.

Tenho e tive apoio da minha família de forma geral! São meus maiores incentivadores.


Sanduiche: Artesanal Responsa. Imagem e Créditos: Alex Cordeiro



Sanduiche: Artesanal Responsa com pão de provolone. Imagem e Créditos: Alex Cordeiro


Comentarios


bottom of page