Pesquisa revela que em setembro a desmotivação chegou em 54%
Uma pesquisa feita pelo Datafolha, a pedido da Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures, aponta que no mês de setembro deste ano o percentual de alunos sem motivação para estudar chegou a 54%. Se comparado a maio de 2020, houve aumento já que a taxa era de 46%.
A dificuldade de organização para estudar em casa também subiu, saindo de 58% para 68%, no mesmo período de maio a setembro.
A pesquisa foi feita no período de 16 de setembro a 2 de outubro e ouviu 1.021 pais ou responsáveis de estudantes das redes públicas e estaduais.
Com o ano letivo de 2020 praticamente todo realizado de forma remota, as atividades recebidas pelos estudantes para serem feitas em casa também aumentou, saindo de 74% para 92%, no mesmo período.
Ainda segundo a pesquisa, a percepção dos pais em relação aos profissionais de ensino também aumentou. Os professores tiveram alta em valorização no trabalho, chegando a 71%, foi informado também que 51% dos alunos estão mais participativos nas aulas remotas.
Risco de exposição ao vírus
Com o retorno às aulas e a modalidade de ensino híbrido, a exposição ao Coronavírus é uma preocupação. A pesquisa também mostrou que, entre os entrevistados, 54% tem pessoas do grupo de risco em casa.
Sobre o contato com o vírus, a maioria pode sofrer infecção, já que 82% dos entrevistados ainda não teve contato com a COVID-19, os outros 18% já foram infectados.
Alguns também têm mantido uma rotina muito flexível quanto ao isolamento (4%), 44% dos entrevistados afirma estar flexível sobre o isolamento, 33% está seguindo de forma rigorosa e 1% de forma muito rigorosa.
Commentaires