Uma mudança de rotina para deixar a mulher grávida brilhante no período de gestação
Por Cate Bartosch
O período de gestação tem seus altos e baixos que podem variar da alegria ao estresse. Assim como as emoções, o estado da pele também pode ser tanto nove meses de pura perfeição como pode agravar um problema de pele ou fazer com que nasça um novo. Os mais comuns são:
Pele seca
Acne
Manchas/escurecimento da pele
Primeiro de tudo, é super importante verificar se seus produtos para a pele são seguros. Por isso, converse com seu dermatologista e obstetra / ginecologista, especialmente se você estiver tomando medicamentos prescritos ou estiver preocupada com uma condição de pele pré-existente.
Experimente os filtros solares à base de minerais que protegem a pele, forçando os raios ultravioleta a refletirem inteiramente na pele.
Para cuidados com a pele seca e estrias, além de beber muita água, os produtos hidratantes que contêm óleo de coco, manteiga de cacau, peptídeos e ácido hialurônico (AH) podem melhorar a hidratação. Quando se trata de estrias, uma estratégia para evitá-las é hidratar frequentemente as zonas propensas para ajudar a pele a esticar naturalmente à medida que sua barriga (e o bebê) crescem.
A grávida com espinhas e pele oleosa deve utilizar protetores livre de óleo (oil-free), com um bom fator de proteção solar contra UVB (FPS) e UVA (PPD). Pela normatização da Organização Mundial de Saúde (OMS), o FPS deve ser de 30, no mínimo, e o PPD de 1/3 do FPS, ou seja, 10.
Há a possibilidade de fazer um clareamento com cremes – os mais comuns são à base de hidroquinona. Atenção: o ideal é só dar início a esses tratamentos após a amamentação, porque pode haver absorção do produto e, consequentemente, uma concentração dele no leite materno.
Uma dieta saudável durante a gravidez contém muito do mesmo equilíbrio de vitaminas, minerais e nutrientes que uma dieta saudável em geral. Lembre-se: o que você come, seu bebê come também. A diferença é que você precisa de quantias maiores.
A recomendação são sempre os alimentos frescos. Incluir mais frutas e vegetais em sua dieta é uma das melhores maneiras de aumentar seu consumo de vitaminas e minerais.
Algumas vitaminas e nutrientes essenciais para você e seu bebê incluem:
Vitamina A, B, C, D e E
Cálcio
Ácido fólico
Ômega 3
Proteína
Ferro
Zinco
Iodo
Fique longe de seus primos nutricionalmente deficientes, os carboidratos simples:
pão branco
biscoitos
salgadinhos
açúcar
Comments