top of page
Luana Ribeiro

Covid na Índia: País tem novo recorde e ultrapassa a marca de 250 mil óbitos

Covid na Índia: País tem novo recorde e ultrapassa a marca de 250 mil óbitos

Foto: Reprodução g1

A Índia registrou um novo recorde diário de mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (12) e superou a marca de 250 mil vítimas do novo coronavírus desde o início da pandemia. É o 21º dia consecutivo com mais de 300 mil novos casos. A situação no país é alarmante e preocupa a Organização Mundial da Saúde.

O país é o segundo mais populoso do mundo, com mais de 1,3 bilhão de habitantes, e sofre há mais de um mês com hospitais abarrotados e crematórios que não conseguem atender ao volume de corpos.

A preocupação maior é com o interior rural do país que concentra dois terços da população, e há uma crescente preocupação mundial com a variante indiana. Quase dois terços dos novos infectados em Uttar Pradesh são no interior, segundo dados do governo. O estado é o mais populoso da Índia e predominantemente rural.

Segundo informações do G1, no estado de Gujarat, algumas pessoas têm ido a currais uma vez por semana para cobrir o corpo de esterco e urina de vaca, na esperança de que isso fortaleça a imunidade contra o coronavírus ou que possa ajudá-los a se recuperar da doença. A vaca é sagrada no hinduísmo e um símbolo da vida e da terra. Durante séculos, os hindus usaram estrume de vaca em rituais religiosos por acreditar que o material tem propriedades terapêuticas.

Médicos e cientistas, na Índia e em outros países, alertam que tratamentos sem eficácia podem levar a uma falsa sensação de segurança em relação à pandemia e piorar a situação epidemiológica.

Em meio à escalada da segunda onda na Índia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificou a variante indiana do novo coronavírus como uma cepa de "preocupação global". A nova variante é mais contagiosa e têm características que podem tornar as vacinas menos eficazes, contribuindo para a expansão da pandemia, disse a cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan.

Comments


bottom of page