top of page

Conheça a história de superação da surfista Bethany Hamilton

Foto do escritor: Femme NewsFemme News

No dia 20 de junho foi comemorado o Dia Internacional do Surf. A história de Bethany a tornou em uma das mais inspiradoras surfistas do mundo, portanto, confira a trajetória e saiba como a surfista está atualmente


Por Carolina Gandra

Bethany Hamilton, Sydney Surf Pro 2020, Manly Beach, Austrália. Foto: WSL/Dunbar.

Bethany Meilani Hamilton, nascida em 8 de fevereiro de 1990 no Hawaii, é uma surfista que sobreviveu a um ataque de tubarão em 2003, no qual teve o braço esquerdo amputado. No entanto, ela voltou a praticar o esporte.


Ela escreveu sobre a experiência em 2004 na biografia Soul Surfer: A Verdadeira História de Fé, Família e Luta para voltar a Prancha, título traduzido para o português.


Em abril de 2011, o filme Soul Surfer - Coragem de viver foi lançado, protagonizado pela atriz AnnaSophia Robb. Além disso, também foi lançado um filme documentário em 2019 chamado “Bethany Hamilton: Sem Limites”, disponível na Netflix.



Ataque de tubarão


Em 31 de outubro de 2003, com 13 anos de idade, Bethany Hamilton foi surfar em Tunnels Beach, Kauai, com a melhor amiga Alana Blanchard, o pai e o irmão de Alana, Holt e Bryan. Cerca de 7h30, ela estava deitada em sua prancha com o braço esquerdo na água, quando um tubarão-tigre de 4,5 metros a atacou, cortando seu braço esquerdo.


A família Blanchard a ajudou a remar de volta à costa. Após isso, Holt elaborou um torniquete e o colocou ao redor do coto (parte restante de membro) do braço, antes que ela fosse levada para Wilcox Memorial Hospital. Ela havia perdido mais de 60% de seu sangue quando chegou ao hospital.


O pai dela estava programado para uma cirurgia no joelho naquela manhã, portanto, ele já estava no hospital, mas ela foi no lugar dele na sala de cirurgia. Bethany passou uma semana em recuperação antes de ser liberada.



Superação


Bethany estava decidida a surfar.


No início, ela adotou uma prancha feita sob medida, que foi mais longa e um pouco mais grossa do que o padrão e tinha uma alça para o braço direito, tornando-o mais fácil de remar, e ela aprendeu a chutar mais para compensar a perda de seu braço esquerdo.


Depois de ensinar a si mesma a surfar com um braço, no dia 10 de janeiro de 2004, ela entrou em uma competição importante, onde conseguiu a quinta colocação.


Aos 24 anos, em 2014, ela se tornou campeã de um dos principais campeonatos de surf do mundo, o "Surf- N -Sea Pipeline Women's Pro".

Bethany se tornou campeã no campeonato Surf- N -Sea Pipeline Women’s Pro, em 2014. Foto: Reprodução/Facebook.

Vida pessoal


Bethany se casou com Adam Dirks em agosto de 2013. O casal tem dois filhos, Tobias, nascido em 2015, e Wesley, que nasceu em 2018.


Ela terminou a etapa de Fiji da Liga Mundial Feminina de Surf em 3º lugar, no ano de 2016, competindo a semifinal contra Johanne Defay, a quinta colocada no ranking mundial. Atualmente, a americana não compete mais profissionalmente. Ela surfa por hobbie e participa de competições quando é convidada.


Bethany é fundadora da Organização Não Governamental (ONG) ‘Amigos de Bethany’, na qual ajuda pessoas atacadas por tubarões a continuarem com a suas vidas.


Fontes: Biography e Vix

 

Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page