top of page
Foto do escritorFemme News

Confira dicas de profissionais do RH valiosas para aumentar suas chances de conseguir um emprego

Atualizado: 31 de ago. de 2020

A equipe Femme News entrevistou duas profissionais de RH que esclareceram as principais dúvidas sobre currículo e carta de apresentação


Por Ana Modesto

Foto: Reprodução/Empregos Araraquara

Com a pandemia, houve um grande aumento no número de pessoas trabalhando em home office ou precisando começar a utilizar este método de trabalho. Neste cenário, várias empresas disponibilizaram vagas nesta modalidade e abriram caminhos para quem estiver à procura de ter a sua oportunidade, mesmo em um contexto de crise econômica.


Pensando nisso e nas possíveis vagas disponíveis neste momento pandêmico, vale ressaltar a importância de ter um entendimento de como construir um bom currículo e informações básicas que poderão te auxiliar em uma entrevista de emprego. Um currículo bem elaborado pode ser o seu diferencial na hora de se destacar dentre os outros candidatos.


Diante disso, o grupo Femme News entrevistou duas profissionais ligadas aos Recursos Humanos e Processos Gerenciais, que responderam dúvidas comuns ao se fazer um currículo e esclareceram sobre o que é necessário para estar pronto para uma entrevista de emprego. Se liga!


Começamos com Marcela Tavares, formada em Gestão de Recursos Humanos, que nos dá boas dicas sobre a construção do currículo:


FN: O que não é indicado para ser colocado no currículo?


MT: Mentir. Eu sempre bato nessa tecla. Mentir nunca é indicado porque em algum momento você vai precisar validar aquela informação e acaba ficando um ambiente desconfortável e de exposição negativa para quem mentiu sobre os dados no CV.


FN: A presença de uma foto no currículo traz mais credibilidade?


MT: A foto não é necessária a não ser que a vaga seja para modelo ou que vá usar sua imagem para alguma campanha. Fora isso, não há necessidade de foto.

Caso queira usar sua foto para fins de trabalho, faça uma conta no Linkedin. Lá você consegue colocar sua foto ou fotos e vídeos de atividades profissionais realizadas por você.


FN: O design de um currículo faz diferença ou é melhor ser mais básico?


MT: Faz diferença. O mercado vem aumentando a busca por pessoas criativas e com afinidade com a tecnologia. Só não confundam criatividade com exagero. Tentem buscar layouts que vocês se identifiquem, mas mantenham a seriedade que o documento pede. Equilíbrio é a chave.


FN: Dicas que você ache essencial para elaboração de um currículo.


MT:

  • Se você atua em duas áreas completamente diferentes, faça dois currículos. (ex. Barman e Consultor de vendas);


  • Não minta em hipótese alguma;


  • Detalhe BEM suas principais atividades. Algumas vagas abrangem muitas áreas e às vezes sua descrição detalhada pode te fazer conquistar uma vaga;


  • O objetivo é a vaga/área almejada;


  • Não coloquem os números dos seus documentos;


  • Caso peça alguém para construir esse documento, revise as informações.



Renata Araújo, formada em Processos Gerenciais, nos deu outras dicas sobre plataformas digitais e cartas de apresentação:


FN: Existem plataformas de empregos, como Vagas e LinkedIn. É uma boa escolha ter vários perfis nessas plataformas ou melhor ter apenas um?


RA: As plataformas digitais devem ser sim bastante exploradas. A realização do cadastro em sites da empresa também. Isso facilita o recrutamento.


FN: Qual é o diferencial de enviar uma carta de apresentação?


RA: Bom, atualmente, esse tipo de apresentação nem está sendo muito utilizado. O que normalmente é utilizado são as buscas das referências.


FN: Um dica que considera essencial para elaboração de uma carta de apresentação.


RA: Se for utilizar de fato uma carta de apresentação, sempre focar no objetivo, algo que seja breve, não é bacana muitas informações, até mesmo em um currículo.



A especialista diz isso, pois, uma grande quantidade de informações, que muitas vezes podem estar um pouco "jogadas" atrapalham mais o seu recrutador, confundindo-o das informações principais ao invés de engrandecer o seu currículo.


Também, se estiver tudo bem claro, caso não consiga a vaga que esteja em busca, ainda poderá ter a possibilidade de conseguir uma vaga em uma área próxima ou com a qual você tenha algum domínio, caso esta vaga esteja aberta na empresa recrutadora e à procura de um funcionário.


Enfim, como é possível perceber durante as duas entrevistas, o mais importante antes de qualquer apresentação é clareza e honestidade em seu currículo, pois, não é possível errar ou se enganar sobre informações verídicas.

Comments


bottom of page