Sendo umas das proteínas que mais está presente no corpo humano, o colágeno pode trazer inúmeros benefícios à saúde
Por Larissa Marques
O colágeno é uma proteína fibrosa importante e de grande predominância no corpo humano, tem como algumas de suas funções dar firmeza e elasticidade à pele. Ademais, ela além de ser produzida naturalmente pelo próprio corpo, mantém as células unidas, é de suma importância para garantir a plenitude dos músculos, dos ligamentos, das articulações e tendões.
A saber, o colágeno compõe cerca de 20% a 30% das proteínas presentes no corpo. Existem cerca de 20 tipos diferentes e que podem ser encontrados no corpo, segundo a Advanced Drug Delivery Reviews, uma revista científica que abrange artigos sobre pesquisas médicas.
No organismo, a proteína é produzida no nível celular desde o nascimento. Dessa forma está presente em grande quantidade nos tecidos conjuntivos, nos músculos e na córnea dos olhos.
Os principais benefícios do colágeno trazidos ao corpo são:
Previne aparecimento de celulites e diminui o surgimento de estrias;
Previne e adia o aparecimento de rugas e das famosas linhas de expressão;
Fortalece as unhas e cabelo, melhorando o aspecto de ambos;
Sua presença ajuda a aliviar dores nas articulações;
Previne lesões em atletas;
Entre outros.
No entanto, a proteína possui um prazo de validade. Conforme o ser humano vai envelhecendo, o colágeno produzido de forma natural vai se desgastando e dessa forma é necessário repor, principalmente as mulheres, que produzem menos colágeno do que os homens. Causas para esse desgaste estão relacionadas com a má alimentação, poluição, sedentarismo, problemas com estresse, uso de álcool na rotina, usar as articulações excessivamente, este último podendo inclusive levar às lesões.
Sendo assim, para repor o colágeno no organismo é preciso adquirir alguns novos hábitos, inclusive na alimentação. No cardápio devem ser inseridos alimentos ricos na proteína, como por exemplo carnes vermelhas, carnes brancas, gelatina, geleias de mocotó, iogurtes, frutas, ovos, etc. Importante ainda combinar o novo cardápio com alimentos que são ricos em vitamina C, pois ela promoverá a absorção do colágeno no organismo.
Além de colágeno produzido de forma natural há também o hidrolisado, que são suplementos em formato de capsulas ou também em formas de sachê, e é considerado uma das formas de ter cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis, os ossos fortalecidos e pele mais firme.
A saber, o colágeno hidrolisado é formado com cerca de 90% proteína, 2% de sais minerais e 8% composto por água. A proteína comestível não possui gordura, carboidratos ou colesterol, sendo assim uma proteína de fácil ingestão. Além disso, para os praticantes ou não de exercícios, há a opção do suplemento alimentar que podem ser comprados em farmácias físicas ou online, bem como em casas de produtos naturais.
Logo, é sempre importante consultar um especialista ao montar cardápios com alimentos ricos em colágeno, visto que cada pessoa precisa repor uma certa quantidade e cada alimento possui uma quantidade da proteína. Sobretudo, ao fazer uso de suplementos alimentares.
Comments