Com salas privadas e uso de convites para entrar, o Clubhouse têm deixado dúvidas sobre sua a sua utilidade
O aplicativo foi lançado em abril de 2020. Desenvolvido por um ex-funcionário do Google e por Paul Davison, o Clubhouse começou a ganhar mais adeptos recentemente. O assunto ganhou as redes sociais e tem deixado as pessoas curiosas sobre a utilidade do aplicativo.
Apesar de quase um ano desde a sua criação, a versão autorizada para teste só foi lançada em setembro. Famosos como Oprah Winfrey, Anitta, Drake ou Ashton Kutcher estão no aplicativo que, por enquanto, só está disponível para IOS e Ipad.
Aqui no Brasil, o Clubhouse já foi utilizado por Boninho para comentar a 21ª edição do Big Brother Brasil; e por influenciadores e artistas que aproveitam para divulgar seus perfis nas redes sociais.
Mas afinal como funciona o ClubHouse?
Em tempos de internet e de uma sociedade atraída por imagens e vídeos, o Clubhouse tem sua interatividade focada no áudio. A rede social funciona basicamente como um ‘’podcast’’ interativo no qual é possível ser ouvinte, mediador ou criador de conversas e debates.
Para entrar, existem duas formas: na primeira, é preciso ser convidado por um membro existente e na segunda, você pode reservar seu nome do usuário e aguardar numa lista de espera – neste caso, alguém que já utiliza a plataforma pode te puxar para o topo da fila. O aplicativo chama atenção por ter um senso de exclusividade.
A rede social é configurada com base em seus interesses. Então é possível navegar por diferentes salas de bate-papo dos mais diversos assuntos. As salas possuem os "speakers", usuários que podem falar durante a conferência, e os "listeners", que são os ouvintes da conversa.
Além disso, o aplicativo garante a privacidade das conversas obtidas lá dentro. Existe uma regra que caso seja desrespeitada, o usuário pode ser banido. A regra é: o áudio, em si, não sai do aplicativo, já que não existe a opção de gravação de conversas e nenhuma delas fica salva na plataforma. Essa regra garante a proteção dos “membros VIP” e, também, de conversas em geral.
Apesar da “exclusividade” atual da plataforma, os desenvolvedores do Clubhouse afirmam que planejam expandir para o público em geral em breve. “Estamos construindo o Clubhouse para todos e trabalhando para torná-lo disponível para o mundo o mais rápido possível”, diz o site oficial.
Comments