top of page
Foto do escritorFemme News

Chadwick Boseman, protagonista de “Pantera negra”, e a comunidade negra no cinema

Luta em Wakanda; O homem que trouxe vida a o super-herói mais necessário, morreu

Por Giovanna De Luca

Reprodução: HUFFPOST

Chadwick Boseman, 43 anos, morreu ontem (28), em casa, ao lado da família. O herói foi diagnosticado com câncer de cólon em 2016 e enfrentou uma silenciosa batalha contra a doença nos últimos quatro anos. As informações foram divulgadas nas redes sociais do ator pela assessoria de imprensa dele. Já doente, em sua trajetória na Marvel, além ter sido o astro de "Pantera Negra" (2018), ele participou de outros seis filmes: "Capitão América: Guerra Civil" e "Deuses do Egito" (2016), "Marshall: Igualdade e Justiça" (2017), "Vingadores: Guerra Infinita" (2018), "Crime sem Saída" (2019). Sua última aparição foi em "Destacamento Blood", filme dirigido por Spike Lee e estreado em junho de 2020 na Netflix.


"Todos foram gravados durante e entre incontáveis cirurgias e quimioterapia. Foi a honra de sua carreira trazer à vida o rei T'Challa em 'Pantera Negra' ",

escreveu um familiar no twitter.


Ele iniciou um império ao protagonizar o primeiro filme solo sobre um herói negro e africano da Marvel.


Os pesquisadores Danielle Vaz e Marco Bonito declararam no artigo Pantera Negra: A Representatividade Negra e o Afrofuturismo Como Forma de

Construção da identidade que “a figura Pantera Negra, personagem de Boseman, é uma forma de resistência e representação para a população negra tanto trabalhando ou consumindo este audiovisual.”


A produção conquistou três Oscars e foi indicada a quatro outros. De acordo com o G1, eles bateram a marca US$ 1 bilhão nas bilheterias mundiais.


Antes de descobrir a doença, o ator também retratou figuras fundamentais para a comunidade negra. Um deles é o cantor James Brown, em "Get on Up" (2014). Um dos filhos de Martin Luther King Jr, disse que Boseman "trouxe a história à vida" ao interpretar o cantor de soul.


Outro personagem memorável interpretado por ele foi Jackie Robinson, primeiro afro-americano a jogar na principal liga de baseball dos EUA, em "42: A História de uma Lenda".

Fora da telona:

O Homem- Aranha, interpretado por Tom Holland, chamou Boseman de modelo para milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, disse que o ator era "ainda mais herói fora das telas".


Comments


bottom of page