A mostra ‘O Abraço’, da artista carioca Vitória Sztejnman, foi exibida na Bienal de Veneza, na Itália, em 2019
Até o dia 10 de janeiro de 2021, o espaço no Centro Cultural Correios (CCCRJ) irá exibir a exposição "O Abraço" da artista carioca Vitória Sztejnman. A mostra é inédita no Brasil e conta com 28 obras que foram apresentadas na Itália, no ano passado, dentro da 58ª Bienal de Arte de Veneza. As visitas são gratuitas e podem ser feitas das terças aos sábados, de 12h às 19h.
Além da apresentação no Palazzo Zenobio, na Itália, Sztejnman já teve outros trabalhos expostos no exterior. No entanto, a mostra no CCCRJ é a primeira exposição individual da carioca na cidade do Rio.
Segundo a organização, os visitantes poderão interagir com esculturas, instalações e fotografias que estarão "constantemente higienizadas". A artista conta que as obras foram pensadas antes da pandemia e devem ganhar um outro significado neste momento de distanciamento social. “O afeto do abraço representa o que gostaríamos de fazer e infelizmente não podemos, mas tenho certeza que todos que irão à exposição se sentirão abraçados”, disse a artista.
Os destaques da exposição são duas esculturas infláveis, uma preta e a outra branca, cada uma com dois metros de altura. A presidente do MUSA Internacional Art Space, na Itália, Natalia Gryniuk, afirmou que "a artista nos faz sentir embrulhados (fisicamente e emocionalmente) neste grande abraço de generosidade, ternura, segurança e proteção do mundo exterior".
A exposição ocupa a sala A do segundo andar do Centro Cultural Correios. A mostra também conta com outras sete esculturas – cinco em cerâmica e duas em bronze –, além de 19 painéis. Um deles contém um poema sobre o abraço, escrito por Sztejnman, e os demais, imagens de outras esculturas.
Commenti