As cidades do Rio de Janeiro e Nova Iguaçu são as que possuem mais infectados
Por Carolina Gandra
A Secretaria Estadual de Saúde declarou que 1.276 casos de sarampo foram contabilizados entre os meses de janeiro a agosto de 2020. Portanto, houve um aumento de 142% de infectados, já que 527 casos foram notificados no ano passado.
As 4 cidades com mais novos casos de sarampo são:
1. Rio de Janeiro - 627
2. Nova Iguaçu - 139
3. Duque de Caxias - 97
4. Niterói - 84
De acordo com o doutor Drauzio Varella, sarampo é uma "doença transmitida por secreções como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse". Os sintomas incluem febre, tosse, manchas vermelhas na pele, coriza, perda de apetite, mal-estar, entre outros. A vacina é o melhor método de tratamento.
O infectologista Fernando Chapermann explicou, em entrevista ao G1, alguns motivos que podem ter causado o aumento de casos no Rio.
"Por conta do coronavírus, muitas pessoas ficaram com medo de ir ao posto de saúde. Outra coisa é que, sem matrícula nas escolas, muitos pais acabam não colocando a caderneta de vacinação em dia. Mas temos casos diversos que resultam na queda da vacinação. Famílias que optam por não vacinar, as que não acham importante e as que têm medo. Além das notícias falsas que são divulgadas. Isso certamente vai culminar no aumento de casos", explicou Chapermann.
Além disso, o país não atingiu a meta de aplicação das 9 principais vacinas em bebês, com uma queda de 27% do índice de vacinação infantil.
Comments