Idosos não precisam solicitar; confira como fazer o pedido de atendimento especial
Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que fazem parte de algum grupo de risco da Covid-19 - obesos, asmáticos e doentes crônicos - podem pedir para fazer a prova em uma sala com menos alunos que as outras. A solicitação deve ser feita pela central de atendimento (0800 616161). O Edital informa que idosos não precisam fazer o pedido.
Os idosos a partir de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19, não precisam procurar a central de atendimento por causa da data de nascimento já informada durante a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os agrupará em salas separadas.
Já os outros participantes têm a possibilidade de ligar para a central de atendimento até o dia 7 de janeiro, de acordo com Camilo Mussa, o presidente substituto do Inep, em entrevista ao G1. “É um canal que sempre existiu para o candidato fazer solicitações depois do período de inscrição. Analisaremos os pedidos de quem precisa ficar isolado ou em espaços com menos pessoas”, afirmou.
Mussi ainda declarou que o pedido para realizar o exame em uma sala separada deve ser feito somente por quem realmente precisa de um distanciamento social maior que os outros alunos. De acordo com o presidente, o Inep terá atenção em diminuir a quantidade de candidatos por sala.
Para os candidatos que estiverem infectados pela Covid-19 e não puderem comparecer no exame por conta disso, é necessário notificar sobre o diagnóstico na página do participante até o dia interior da prova. O Inep vai analisar se o participante pode participar da reaplicação do Enem impresso.
Cronograma do Enem 2020
Solicitação de atendimento especial: até 7 de janeiro
Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para participantes que foram afetados por problemas de estrutura)
Resultados: a partir de 29 de março
Comments