Ar-condicionado (455%), piscina (222%) e outros produtos foram mais procurados entre agosto e setembro
Cuponomia, um portal de cupons, realizou um levantamento que apontou o aumento nas buscas por itens mais comprados geralmente no verão, a estação mais quente do ano. A piscina inflável teve um aumento de 455%, o ar-condicionado 222%, o ventilador 182% e o protetor solar 69%. Os dados foram analisados entre agosto e setembro deste ano nas principais lojas de varejo online do Brasil.
Ivan Zeredo, o diretor de marketing do portal Cuponomia, disse que “Neste ano, as altas temperaturas chegam em meio à crise provocada pela pandemia e gerou um impacto maior nas vendas do e-commerce. Também percebemos uma elevação na procura por itens para utilizar em casa”.
Estael Sias, meteorologista, afirmou à CNN que as temperaturas podem alcançar 45,5ºC em algumas regiões do Brasil, de acordo com a MetSul Meteorologia.
"A cúpula de calor se trata de um bloqueio atmosférico, associado a um sistema de alta pressão atmosférica em altos níveis. Além disso, ele gera uma corrente de vento de cima para baixo, que impede a formação de chuvas e que tenha alguma instabilidade. Ela também acaba gerando superaquecimento na superfície e intensificando o ar seco", explicou a meteorologista.
"A gente vem de um cenário de muitos meses de tempo seco nas Sul, Centro Oeste e Sudeste. E culmina, nesta semana, com um período muito severo. (...) Ontem (30) já tivemos marcas de temperatura na faixa de 44ºC em Mato Grosso, por exemplo. Isso só muda quando tivermos uma instabilidade que seja capaz de levar chuva forte na intensidade que possa quebrar este sistema de bloqueio atmosférico", disse Estael Sias.
Filipe Pungirum, meteorologista da empresa de serviço meteorológico Climatempo, declarou à CNN que a expectativa para os próximos meses no Brasil é de temperaturas mais altas do que a média histórica, por consequência do atraso no início das chuvas em diversas regiões do país.
Comments