top of page

Brasil, um país multilíngue

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 17 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Além do português, da língua de sinais, segundo o IBGE, o país porta mais de 150 línguas


Por Luana Gomes


ree

Está errado se pensa que os indígenas, ou melhor, que todos eles falam somente Tupi-Guarani. Essa informação, infelizmente passada para a população, seja através das escolas, livros didáticos ou pela imprensa, é extremamente limitada.

Segundo os últimos dados do IBGE, existem mais de 150 línguas faladas no Brasil, além do português e a LIBRAS ( Língua Brasileira de Sinais).


Os que habitam em número absoluto a região do Amazonas, são o povo Ticuna, tendo sua língua mais falada, dentro das línguas indígenas brasileiras, atrás dos Ticunas, o segundo maior número de falantes ficou com o povo Guarani Kaiowá, do Mato Grosso do Sul e, com o terceiro lugar ficam os Kaingang ou Caingangues, que ficam localizados em alguns estados no sul do país.


Segundos os dados extraídos pela Funai, os povos indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo o Norte, a região que se concentra o maior número de indígenas, cerca de 305, 873 mil, sendo aproximadamente 37,4% do total, vale destacar que esse resultado pode oscilar, devido o tempo da última pesquisa.


Regiões e estados que abrigam o maior número de povos indígenas são:


- Norte (Amazonas)

- Nordeste (Bahia)

- Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul)

- Sudeste e Sul*


*Região com menor número de indígenas (São Paulo e Rio Grande do Sul)


Os descendentes africanos ainda continuam utilizando expressões, palavras de línguas de origem africana, em lugares mais destacados ou em algumas comunidades religiosas de centro urbanos, como a Umbanda e o Candomblé.

Os brasileiros que possuem deficiência auditiva, também possuem sua própria língua: a língua de sinais, LIBRAS.


Existem muitas etnias e muitos povos indígenas distintos, logo não há apenas uma língua indígena. Assim como o português cearense é diferente do português roraimense, com a língua indígena acontece o mesmo, também é diversificada.


Salientando que quando Pedro álvares Cabral pisou em terras tupiniquins, em 1500, existiam por volta de 6 a 10 milhões de indígenas vivendo no que chamamos hoje de Brasil, falando cerca de 1.300 línguas diferentes.


Após entender a grandeza de falas, por que esse multilinguismo não é explorado?


Precisamos compreender que, o português detém o título de língua-franca, pelo fator econômico e político. É a língua da imprensa, do governo, por conta disso, é reconhecida como língua dominante.


Olhando com mais apreço, basta se atentar para a posição ocupada pelas populações indígenas na história nacional, para entender o motivo das línguas indígenas brasileiras serem tão desvalorizadas.


Algumas das línguas indígenas faladas em território nacional são:


- Tikuna

- Guarani Kaiowá

- Kaingang

- Xavante

- Yanomani

- Guarajra

- Santeré Mawé

- Terena

- Nheengatu

- Tukano

- Kayapó

- Makuxi

- Guarani Nhandeva

- Guarani Mbya


 
 
 

Comentários


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page