top of page
Maria Eduarda Vieira

Bioparques e sua importância

O novo ambiente que ajudará a salvar muitas espécies em extinção


Bioparque é um espaço destinado ao bem-estar dos animais sem a existência de jaulas e grades, o objetivo principal é educação ambiental e pesquisas que ajudem na conservação das espécies, um ambiente que pode beneficiar diversos animais que se encontram à beira da extinção.

Além de pesquisas, outra característica presente nesse novo espaço é a reprodução em cativeiro com a intenção de reintroduzir os animais em seus habitats naturais.

Esses ambientes que antes eram destinados unicamente para que as pessoas conhecessem e observassem animais que naturalmente não podem ser encontrados em ambientes comuns aos humanos, estão virando espaços que se assemelham ao habitat natural dos bichos e que vai colaborar com a preservação das espécies.

No Rio de Janeiro o AquaRio é uma grande reprodução do oceano e também é uma referência mundial com relação à preservação de espécies marinhas, além de já ter conseguido reproduzir em cativeiro a arraia-borboleta que é ameaçada de extinção.


Foto: Site AquaRio

Também no Rio de Janeiro, o antigo jardim zoológico se transformou em bioparque. Foi inaugurado no dia 18 de março de 2021, o espaço foi aberto ao público no dia 22 de março e possibilitará a observação de 140 espécies espalhadas pela área de 60 mil metros quadrados, na Zona Norte da cidade.


Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

Comments


bottom of page