top of page

Aumento no consumo de álcool na pandemia

  • Foto do escritor: Femme News
    Femme News
  • 25 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura

O consumo excessivo pode ser prejudicial em diversas áreas


Por Eduarda Nery


O isolamento social provocado pela pandemia fez com que as pessoas mudassem a sua rotina e também alguns hábitos. Como, por exemplo, o aumento no consumo de álcool.


Os mercados do Rio de Janeiro apontam um aumento na venda de bebidas alcoólicas desde o início da quarentena.


Afinal, o que tem levado as pessoas a isso?


Antes do isolamento social, as pessoas seguiam as suas rotinas nas quais, geralmente, aos finais de semana costumavam beber com os amigos em uma mesa de bar. No entanto, com a quarentena a realidade já é outra! Com boa parte da população trabalhando de casa e sem a possibilidade de sair com amigos e familiares, todos os dias são muito parecidos. A bebida surge como uma maneira de tentar relaxar e se distrair.


Diante deste novo contexto, por vários motivos, muita gente tem elevado o consumo de bebidas alcoólicas dentro de casa. Há quem enxergue no álcool uma forma de aliviar a tensão e o estresse diante do cenário de ansiedade e pânico. Por outro lado, a prática dos “happy hours virtuais” têm crescido também: as pessoas se encontram virtualmente para conversar e beber, ou seja, para tentar manter os encontros da mesa de bar.


Mas o grande perigo está no hábito que isso pode causar. É preciso tomar cuidado com a bebida que, se consumida em excesso, pode afetar tanto a saúde mental quanto física.


O álcool como uma forma de lidar com a situação


As pessoas estão se sentindo mais ansiosas. As preocupações são muitas: medo de que algum ente querido seja contaminado pela doença; receios em relação à economia; angústias gerais no que diz respeito à vida de todos ao redor do mundo.


Dessa forma, os hábitos de muita gente estão mudando e o consumo de álcool na quarentena aumentando. Quem antes só bebia de fim de semana agora relata que não tem mais “regras” e bebe quando dá vontade. Isso quer dizer que, sem pensar no controle de consumo alcoólico, as pessoas acabam bebendo todos os dias e nem se dão conta. No entanto, é preciso estar atento, afinal, o álcool não é a única maneira de lidar com a situação que estamos vivendo.



Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page