top of page
Marina Marques

Aumento mundial de casos da Covid-19 preocupa Organização Mundial da Saúde

Chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, diz que vacinas podem não ser suficiente para frear o contágio


Créditos: Veja

Nesta segunda-feira (12), o Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse durante uma coletiva de imprensa que a pandemia pode estar longe de terminar e que os governadores e a população não devem apostar apenas nas vacinas.


Mesmo que seja a opção mais eficiente, ainda levará algum tempo para que haja uma imunização em larga escala e doses suficientes, o melhor para conter o vírus em alguns meses seria seguir com a adoção de medidas de saúde pública aprovadas, como o distanciamento físico, a utilização de máscaras e a higiene das mãos.


Tedros Adhanom ainda afirma que regiões e governadores que utilizaram essas medidas da forma correta, conseguiram conter o vírus em pouco tempo. "Países já mostraram que podem parar o vírus com medidas de saúde pública", disse. "Eles controlaram o vírus e podem ir a eventos, esportes e ver a família", afirmou


A OMS anunciou um plano para o aumento de produção de vacinas no mundo, mas que devem mostrar resultados apenas no final do ano ou no início de 2022.


A entidade ainda revelou os dados que só crescem sobre pessoas infectadas ao redor do mundo, com uma taxa superior a 9% comparado a uma semana anterior, sendo 4,4 milhões de casos. Há um ano, os casos eram de 500 mil por semana. Além do crescimento no número de pessoas contaminadas, as mortes também registraram aumento de 5%.


"Entre janeiro e fevereiro, vimos seis semanas de queda na pandemia. Agora, são já sete semanas de aumento de casos e quatro semanas de aumento de mortes", afirmou Tedros Ghebreyesus.

Comments


bottom of page