top of page
Priscila Simões

Aumenta número de motoristas de aplicativo mortos

No Rio de Janeiro, desde o início do ano já são contabilizados quase dez mortes


Nas últimas semanas está tendo um enorme crescimento de crimes cometidos a motoristas de aplicativos, alguns casos tendo desfecho de óbito. Só no Rio de Janeiro, desde o início do ano, já se contabilizam quase dez mortes, podendo esse número ser maior, e o mais intrigante é que em alguns desses ocorridos os assaltantes não levaram nada.


A segurança pública no Rio é uma pauta sempre questionada e complexa. É uma cidade que enfrenta muitos problemas sociais, porém essa questão em específico é corriqueira e são poucas as decisões adotadas para solucioná-las.


A crise sanitária, econômica e política que o país está inserido resultou em muitas pessoas aderindo a atividade de motorista de aplicativos como forma de subsistência ou para complementar renda, mas a insegurança é algo que amedronta e traz desconforto. O motorista de aplicativo Jackson Santos da Silva relatou o sentimento de medo e angústia ao sair para trabalhar:


“Estamos vivendo um cenário muito triste, pois além dos assassinatos que estão sendo anunciados, existem outros crimes ao qual estamos sujeitos que passam escondidos pela mídia, está tendo números alarmantes de roubos e sequestros também. Não consigo pensar em uma solução instantânea de solucionar esses problemas, mas acho que leis mais rígidas ajudariam a diminuir a marginalidade nas ruas, o que traria mais segurança para nós. Eu já passei por situações difíceis trabalhando e conheço colegas que também passaram, estamos inseguros a todo momento, e isso mexe comigo, me traz desânimo, receio, medo, tem dias que não consigo ir trabalhar e já em outros dias eu vou obrigado por ter compromissos a cumprir”.

Divulgação (Banco de Imagens)

Não somente a cidade carioca que está tendo notoriedade por esses crimes, é uma crescente nacional. A solução paliativa é criar estratégias de se proteger, como alguns motoristas relataram que se tornou comum compartilharem sua corrida com alguém quando desconfiam de algo, também existem grupos de comunicação em aplicativos onde trocam informações a todo momento, ou até mesmo soluções mais robustas como criação de cabine blindada para se proteger de agressões dentro do veículo.


Contudo, a violência está alarmante no país, são relatados casos diários de crimes sofridos por esses motoristas e muitos sem solução. E num país em que a pobreza está regredindo aos números mais elevados, essa questão de segurança deveria ter uma atenção especial e medidas serem adotadas, pois é o meio de economia dessas pessoas.

Comments


bottom of page