10 de fevereiro é comemorado o Dia do Atleta Profissional no Brasil
É considerado atleta profissional todo aquele que se dedica ao esporte e recebe remuneração por isso. A data homenageia, então, as pessoas que se encaixam nessa definição, sem exceções. Desde o dia 24 de março de 1998 a prática desportiva é considerada uma atividade trabalhista, de acordo com a lei n° 9.615. Assim, com contratos formais estes passaram a ter seus direitos garantidos.
A história nos apresenta a Grécia Antiga como o berço das práticas esportivas, há cerca de 3 mil anos. É claro que os conceitos de integrantes não eram abrangentes como hoje, pelo contrário, apenas homens livres e nascidos em cidades-estado eram considerados aptos para participar. Estrangeiros, escravos e mulheres eram proibidos de concorrer.
Os Jogos Olímpicos foram parâmetro por muitos séculos. Estima-se que alguns destes participantes recebiam auxílios e patrocínios para treinar em tempo integral, realmente um meio de idealizar a prática de esportes como um meio de viver através de seus serviços. Na atualidade, existem diversos meios e práticas que vão além das Olimpíadas.
Em geral, investimento e perseverança são palavras chave para aqueles que desejam seguir carreira nesta área. Uma prática constante que exige tempo e cuidados específicos para atingir os resultados almejados. Além de sucesso, é essencial ressaltar a importância da qualidade de vida que uma constância pode proporcionar a cada um.
"Sem disciplina, o talento não serve para nada." - Cristiano Ronaldo
Commentaires