top of page

Aniversário de 91 anos da atriz Fernanda Montenegro, a dama da dramaturgia brasileira

  • Foto do escritor: Natasha Sioli
    Natasha Sioli
  • 16 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

A atriz estará comemorando junto com seus familiares e terá homenagem no canal Curta!


Foto: Diego Padilha

Hoje um talento da dramaturgia brasileira completa mais um ano de vida, a queridíssima Fernanda Montenegro está fazendo 91 anos nesta sexta-feira (16). Ela comemorará junto com sua família no sítio que possuem em Secretário, Região Serrana do Rio, onde estão fazendo o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus. As homenagens para a atriz já estão lotando as redes sociais com muito carinho e admiração dos seus amigos de trabalho e fãs. Além disso, a atriz também irá receber uma homenagem no canal Curta!, que irá exibir um episódio da série "Grandes Cenas" em dedicação ao filme "Central do Brasil" (1997), um dos papéis mais bem sucedidos da atriz, que a fez concorrer ao Oscar.


Apesar do cenário atual por causa do coronavírus, Fernanda Montenegro continuou exercendo seu trabalho com magnificência. Enquanto cumpria a quarentena no sítio com a família, também aproveitaram para participar de um episódio de "Amor e Sorte", um especial da Globo, onde contracenou com sua filha Fernanda Torres e seu neto Joaquim Torres Waddington. No alto dos seus 91 anos, Fernanda Montenegro esbanja vitalidade e cada vez mais talento. "Numa profissão como a nossa, que não é prioritária - dizem que não é. Mas é prioritária sim, senão a gente não existiria desde o início desta humanidade. Não é um médico, um faxineiro, um advogado, uma professora, mas então por que existimos? Porque há uma necessidade da gente se encontrar e se trocar. A arte da representação, acho que permite isso.", disse a atriz durante o programa Encontro com Fátima, na Globo, no ano passado.


Ainda no ano passado, a artista lançou sua própria biografia, "Prólogo, Ato, Epílogo", falando sobre sua vida pessoal e seu casamento de 55 anos com seu falecido marido Fernando Torres, pai de seus dois filhos, Cláudio e Fernanda Torres, conta relato sobre sua família e as emoções que a cercam. No lançamento do livro, Fernanda fez uma breve crítica ao sistema opressor ao dizer: “Sistema nenhum vai nos calar. Este é um livro sobre uma mulher de teatro e, de repente, passou a ser um ato de resistência. Estamos unidos aqui, hoje, em torno da liberdade de expressão.”


Sendo a primeira atriz latino-americana a receber um Emmy, a atriz possui um currículo extenso com personagens e obras inesquecíveis, desde vilãs a mocinhas. Tendo nascido no subúrbio carioca, Arlette Pinheiro Esteves da Silva iniciou na Rádio Ministério aos 15 anos de idade, onde participou de um concurso para radialistas e venceu, e foi quando surgiu seu nome artístico. "Eu redigia como Fernanda Montenegro e era locutora como Arlette Pinheiro. E Fernanda Montenegro foi o que pegou. O velho Shakespeare já tinha razão, somos todos atores. Sei que sou também a dona Arlette, essa é bem resguardada", diz a atriz.


Sua estreia no palco ocorreu em 1950 na peça Alegres Canções nas Montanhas, contracenando com Fernando Torres, com quem se casou 3 anos depois aos 23 anos de idade. E desde então podemos admirar o trabalho dessa grande artista, seja na TV ou nos cinemas, com seus trabalhos memoráveis, como a Nossa Senhora em "O Auto da Compadecida" (2000) e em "Central do Brasil" (1998), e tendo sido protagonista de um casal lésbico com a atriz Nathalia Timberg na novela Babilônia, em 2015.


A filha de um mecânico da companhia de luz e uma dona de casa italiana virou referência nacional, recebeu Urso de Prata no Festival Internacional de Cinema de Berlim e no National Board of Review Award como Melhor Atriz, encantou os brasileiros com seus trabalhos e imenso talento, e continua acompanhando as tendências do mundo, debatendo sobre diversidades e política, e nos dando o prazer de acompanhar essa artista e ser humano incrível.


Comments


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page