Além da Covid19: Outras doenças que requerem UTI
- Marina Marques
- 9 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Sistema de saúde sobrecarregado pelo coronavírus, falha na assistência de pacientes com outras doenças

A pandemia mundial da Covid19 lotou hospitais pelo mundo, e claro, pelo Brasil, por conta de sua urgência, outras patologias acabam tendo uma desassistência, faltando atendimento ou atenção, sendo comprovado a partir das quedas de cirurgias e o aumento de mortes cardiovasculares.
Já são cerca de 222 pacientes de Covid à espera de leitos em UTI no Estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, o número é 45% maior do que o registrado no final de maio de 2020, onde 153 pessoas aguardavam por uma vaga em UTI.
Em entrevista para a Folha de S. Paulo, a Coordenadora do Núcleo de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio, Thaísa Guerreiro, afirma que o sistema de saúde teve ainda mais dificuldades com a pandemia do novo coronavírus, precisando utilizar de leitos reservas para pacientes com outras doenças. Porém, este é um problema antigo, segundo a Coordenadora, "É preciso deixar claro que que já tinha uma deficiência de vagas em UTIS". Um estudo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio aponta que, de 2014 a 2018, a cidade perdeu 889 leitos cirúrgicos, representando 22,9% de redução. Em 2018, o déficit de leitos de UTI de adultos era de 263.
Muitas doenças deixaram de ser assistidas nos últimos meses no país, assim como uma queda nas realizações de exames, procedimentos e cirurgias. Alguns dos exemplos de falta de assistência são para as Internações por AVC (Acidente Vascular Cerebral) e doenças hipertensivas, que caíram para 12% e 33%, respectivamente, durante a pandemia, segundo estudo da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia). Entende-se que a queda também se dá pelo medo da população de frequentar hospitais, mesmo quando necessário, para evitar o contágio pelo vírus da Covid-19, além da falta de UTI ou urgência no atendimento de pacientes que não estejam contaminados pelo vírus.
Comments