Especialistas alertam que algumas medidas devem ser adotadas durante o trabalho remoto para diminuir os problemas de saúde
Com a chegada da Covid-19 mudanças nos hábitos aconteceram mundialmente, e na tentativa de diminuir a disseminação do vírus a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que houvesse quarentena, com isso muitas pessoas começaram a trabalhar e estudar em suas casas.
Mas durante a pandemia não é somente o Corona vírus que vem preocupado os profissionais de saúde, muito outras doenças e distúrbios vêm se intensificado nesse período, como tem sido mostrado na série “Além da Covid” aqui no site. E hoje trataremos do aumento dos problemas de visão e problemas na coluna.
Com a adoção do trabalho remoto, a diminuição de atividades físicas, muitos profissionais e estudantes passam muito tempo em frente às telas do computador e com isso problemas relacionados à visão e coluna têm aumentado e preocupado especialistas.
Um estudo da UFMG, Fiocruz e Unicamp mostrou como a crise sanitária afetou a vida dos brasileiros em diversos aspectos. Esse estudo revelou que 41% das pessoas sentem dores na coluna, em 2013, segundo Pesquisa Nacional de Saúde realizado pelo IBGE, a porcentagem era de 18,5%.
Para Deborah Malta, professora da Escola de Enfermagem da UFMG e coordenadora do estudo ConVid – Pesquisa de Comportamento, “o aumento na ansiedade e o estado de ânimo pior, juntamente com a redução drástica de atividade física e longos períodos em frente às telas, podem estar associados ao crescimento desses índices”.
Abaixo alguns erros de postura podem piorar as dores.
● Coluna Curvada
● Pescoço inclinado para frente
● Cotovelos para baixo
● Cotovelos para baixo
Da mesma forma que o trabalho remoto possibilitou o aumento das dores na coluna, ficar muito tempo de frente para as telas aumentou os problemas na visão.
Especialistas afirmaram uma alta nos casos de miopia entre os mais jovens. A miopia é uma doença ocular muito comum em todo mundo e vem sendo intensificada durante a pandemia. Trabalho, escola e entretenimento passaram a ser feitos a partir das telas.
Segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), a nova realidade imposta pela pandemia do coronavírus, que obriga aos jovens passarem mais tempo diante das telas de celulares, tablets e computadores, pode gerar uma onda de pessoas com alterações oculares e visuais graves, se não tratados previamente.
Algumas recomendações para diminuir o cansaço da visão são:
● Descansar a visão a cada 50 minutos
● Mesas e cadeiras com medidas ergonômicas
● Altura da tela do computador na altura dos olhos e com 50 cm de distância
Comments