Existente em diversos países e culturas, a verdade é que se passam apenas de crenças de um dia normal
A origem da sexta-feira 13 tem muitas histórias que percorreram ao longo dos anos, sendo da igreja cristã e também relacionado a mitologia. É uma data conhecida como um dia de azar, não só no Brasil como em países anglo-saxões e também europeus. A má sorte se deve ao fato de que o número 13 é considerado azarado em algumas culturas ocidentais. São muitas lendas e teorias a respeito da data, mas apesar de muito temida a história toda não passa apenas de lendas e mitos, sendo até usada como inspiração para filmes, como o famoso terror “Sexta-feira 13”.
Nos acontecimentos da História, o mito surgiu durante o poder do rei Felipe IV, na monarquia francesa, quando ele sentiu que a Igreja pudesse ter uma influência em seu país maior do que o seu reinado, então decidiu que iria se infiltrar na ordem religiosa dos Cavaleiros Templários para que pudesse acabar com a ameaça do seu reinado. No entanto, a ordem o rejeitou e fez com que sua raiva pela igreja aumentasse, o rei então ordenou que os templários fossem perseguidos e queimados na fogueira, coincidentemente, em uma sexta-feira no dia 13 de outubro de 1307.
Já na mitologia a lenda é um pouco diferente, iniciou em uma história contada sobre um banquete em Valhala, a morada dos deuses, em que o deus Odin preparou um banquete para doze divindades. Sem ser convidado, Loki, filho de Odin e conhecido como o deus da mentira, apareceu de surpresa no banquete e para pregar uma peça fez com que seu irmão cego Hoder atirasse uma flecha no deus Balder, matando-o na frente de todos e causando imensa tristeza. A partir disso, a crença de que treze pessoas sentadas à mesa traria azar se estendeu com o passar dos anos, e ao ser estabelecido o cristianismo transformaram as deusas nórdicas em bruxas, por serem consideradas "obras do mal". Os padres costumavam dizer que a deusa Frida, esposa de Odin e deusa da fertilidade, se reunia com onze companheiras e o demônio em uma floresta para que amaldiçoassem a humanidade, dando ainda mais fama ao número 13.
Na Roma Antiga, o número 12 era considerado perfeito, já que eram 12 signos do zodíaco, 12 deuses do Olimpo e 12 constelações, portanto o número treze não era considerado harmonioso. No Cristianismo, a sexta-feira não era um dia bom, pois Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e um dia após se reunir com seus 12 apóstolos. Em razão disso, os romanos não fazem casamentos e não fecham negócios em dias de sexta.
Mas todas as lendas ainda não explicam sobre as superstições com passar debaixo de escadas, encontrar um gato preto, quebrar espelho e todas as histórias que ouvimos desde crianças. Durante a Idade Média, acreditava-se que os gatos podiam ter alguma relação com o demônio por serem animais de hábitos noturnos, então os relacionavam com as trevas. O papa Inocêncio III foi quem deu início às perseguições contra os gatos pretos pelo Tribunal da Santa Inquisição. De acordo com a lenda, no ano de 1560 um gato preto machucado entrou na casa de uma mulher que cuidava de gatos de rua. Porém, a mulher apareceu ferida no dia seguinte e isso fez com que as pessoas chegassem a conclusão de que ela seria uma bruxa que se transformando em um gato durante à noite.
A perseguição ao gato preto só se encerrou em 1630 por ordem do rei Luís XIII, na França. Enquanto os gatos eram considerados como divindades no Egito Antigo, o mito de que eles trazem má sorte perpetua até os dias atuais, sendo cruelmente maltratados e principalmente em uma sexta-feira 13. É recomendado que os donos de gatos os protejam e os mantenham dentro de casa, caso saiba de algum gato que sofra maus tratos, sendo preto ou não, pode fazer uma denúncia em alguma delegacia policial, na Promotoria de Justiça do Meio Ambiente ou pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA). A denúncia de maus-tratos a animais é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal nº. 9.605, de 12.02.1998 (Lei de Crimes Ambientais) e pela Constituição Federal Brasileira, de 05 de outubro de 1988.
Confira alguns tweets de internautas brincando com a data:
Comments