top of page
  • Foto do escritorFemme News

A importância da pré-escola na formação das crianças

O início da vida escolar necessita ser inserido na vida de uma criança desde seus 4 anos.



Por Caroline Soares



Foto: Reprodução/ Internet

A pandemia causada pelo novo coronavírus afetou diversos segmentos dentro da educação. Professores sofreram com demissões e redução salarial, escolas tiveram que se adaptar ao ensino remoto, entre tantos outros dilemas. Contudo, um impasse relevante a ressaltar é de como as turmas da pré-escola, que vão dos 4 aos 5 anos, foram prejudicadas.


O site Folha de Pernambuco divulgou dados, em maio deste ano, que revelam como está a situação da Educação Infantil. As pré-escolas privadas de São Paulo perderam de 10% a 25% dos alunos. Os pais alegam que o motivo é por conta da condição financeira, mas também pela baixa qualidade do ensino remoto.

O artigo O que os pais pensam sobre a educação infantil? chegou à conclusão, através de pesquisas elaboradas com os responsáveis das crianças, que pouco se sabe sobre a finalidade dessa etapa da vida escolar e qual utilidade ela terá no crescimento de seus filhos.


A estudante de pedagogia Larissa Renzo, de 21 anos e ex estagiária de um colégio infantil, no qual trabalhou com crianças de 2 a 5 anos, esclareceu a influência dessa fase escolar na formação dos pequenos. Ela diz que esse período possui grande relevância, pois se torna o primeiro contato na vida da criança com a sociedade fora do lar, onde ela pode descobrir o mundo ao seu redor sozinha e a partir da sua própria perspectiva, interagindo com outras pessoas. Essa interação influencia diretamente no desenvolvimento cognitivo, físico-motor e afetivo-emocional da criança.


A universitária relata que ao ter esse primeiro contato saltado de suas vidas, os pequenos podem encontrar uma dificuldade muito maior ao ingressarem na 1° série do ensino fundamental, atribulado sua introdução à alfabetização, que geralmente já ocorre nas pré-escolas, e atrapalhando sua adaptação ao ambiente escolar, em vista dos que vieram mais adaptados desde o Jardim I e II.


Existe uma lei que obriga os pais a matricularem seus filhos na escola desde os 4 anos e que os mantenha até os 17. Porém, isso não é sinônimo de que há, realmente, uma preocupação com a educação infantil, principalmente quando comparada a magnitude que se dá ao tratar do ensino superior acadêmico. Larissa acredita que com a necessidade da maior parte dos pais em ter que voltar ao mercado de trabalho o mais rápido possível, essa introdução escolar tende a crescer e melhorar, ainda mais com a ajuda da tecnologia e avanço dos métodos.


bottom of page