top of page
  • Foto do escritorFemme News

A eficácia e os cuidados indispensáveis nos treinos feitos em casa

Atualizado: 15 de ago. de 2020

Os treinos caseiros conseguem proporcionar os mesmos resultados que uma academia? Quais os cuidados devem ser tomados ao começar uma série desses exercícios? Nós conversamos com o Educador físico Ivan Prado para esclarecer todas essas dúvidas


Por Caroline Soares

Foto: Reprodução/Internet

Não é de hoje que sabemos da existência de treinos caseiros, mas com o confinamento devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, as pessoas se interessaram muito mais por esses métodos. Seja pelo seu bem-estar físico ou mental. No entanto, é sempre importante ter todas as informações dadas por um profissional antes de começar uma vida mais saudável. O Personal Trainer Ivan Prado nos deu algumas dicas importantes para se atentar antes de confiar em qualquer conteúdo que vemos na internet. Ele recomenda sempre pesquisar bem sobre o portal que está disponibilizando tais informações e procurar saber se há realmente um profissional da área da saúde por trás daquele conteúdo. Além de não acreditar e muito menos reproduzir os treinos dos influencers que você segue, pois, para cada corpo existe um tipo específico de treino e o descuidado nesse assunto é questão de saúde. Podendo causar complicações extremas que vão de lesões leves a óbito. Ivan nos deu um exemplo simples de como isso pode vir acontecer.


“Uma pessoa obesa, sedentária, decidiu começar a praticar atividade física na quarentena, em casa, a partir disso entrou no vídeo de X canal que passou uma série de treinos para queimar gordura nível ninja, porém, quando a pessoa começa sem o auxílio de um profissional, ela não se dá conta de que não tem aquela capacidade cardiovascular para esse treino, não produz força o suficiente ainda por conta do peso e do sedentarismo, e pode ter um pico de hipertensão e infartar. É muito sério, mas é possível, é uma grande realidade.” Apesar disso, o profissional da saúde nos conta que os treinos podem sim dar os mesmos resultados que uma academia, às vezes até melhores, mas quando feitos com consciência e de preferência com ajuda de um profissional, de forma saudável e segura. As dificuldades encontradas pelo caminho podem ser a falta de criatividade para os materiais necessários e a ausência de uma motivação, no entanto, nada que uma rotina bem estruturada não resolva. “Reserve sempre um tempo para aquela atividade do dia, assim como você reserva para escovar os dentes” indica ele. Ivan ainda nos afirma que a realização de exercícios físicos diários está diretamente ligada a um modo saudável de diminuir a ansiedade e o medo que o atual contexto mundial está causando, ajudando as pessoas a melhorar tanto seu físico, como seu psicológico. Uma pessoa que faz em seu quintal um treino de 10 minutos com corda, ajuda tanto sua saúde cardiovascular, como libera endorfina suficiente para causar a sensação de bem-estar. “Nesse cenário, o mais difícil é dar o primeiro passo. A partir dele, as coisas fluem e tornam-se um ciclo positivo” finaliza. O personal deixou seu Instagram (@ivanpradopersonal) com a gente para que possam conferir seu perfil e entender melhor como funciona a dinâmica dos treinos, e claro, com sua orientação profissional.


bottom of page