Cada vez mais procurado pela população, o tratamento psicológico possui fatores beneficiários ainda para aqueles que não apresentam nenhum tipo de transtorno ou crise
Por Natasha Silveira
No dia 27 de agosto é comemorado o dia do psicólogo no Brasil, data criada pela Lei 4.119 sancionada por João Goulart em 1964. O termo” Psicologia” surgiu durante o século XVI, quando o homem buscava por algo mais profundo para conseguir compreender as angústias e questões existenciais dos seres humanos. A formação do profissional de psicologia é voltada para o entendimento do comportamento humano, como lidar com seus sentimentos, crises e traumas.
A procura pelos profissionais de psicologia tem se tornado cada vez mais frequente visto que as pessoas estão tendo um maior acesso às informações da necessidade de ter um acompanhamento psicológico e também mais consciência de querer compreender aquilo que as afligem. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade em todo o mundo e ocupa o 5 lugar em casos de depressão. De acordo com os dados da OMS, cerca de 9,3% dos brasileiros possuem algum tipo de transtorno de ansiedade e 5,8% da população é afetada pela depressão.
Em meio a pandemia pela Covid-19, esse quadro tem se tornado ainda pior. Com o isolamento social, algumas pessoas tem sofrido com mais crises de ansiedade, sem saber quando irá terminar, quando irá voltar ao normal, e possuem mais dificuldade em conseguir lidar melhor com a situação atual em que vivemos. E é nesse momento que se faz necessário o profissional da psicologia, para auxiliar aqueles que apresentam dificuldade em se readaptar a essa nova realidade e para que possam administrar melhor seus sentimentos e emoções, evitando as crises durante este período. Sem poder realizar o atendimento presencial e para que pudessem oferecer o suporte necessário nesse momento, os profissionais migraram para o atendimento online, onde podem realizar as consultas através de videochamadas e em aplicativos de reunião.
Se engana aquele que pensa que o atendimento psicológico é voltado apenas para casos de transtornos mais graves ou que não pode ser acessível, atualmente existem muitos profissionais que realizam seus atendimentos de forma gratuita ou com uma pequena taxa a ser cobrada. Em alguns municípios, é possível encontrar instituições que também oferecem o acompanhamento psicológico de graça, como em algumas universidades que possuem o curso da Psicologia, onde estudantes em nível de estágio podem realizar os atendimentos junto aos profissionais já formados e experientes, a consulta é agendada com as datas disponíveis pela instituição e pode ser tanto em grupo quanto individual.
Independente do cenário atual, o acompanhamento psicológico possui muitos benefícios à nossa saúde e integridade mental, mesmo que não exista de fato algum tipo de transtorno. Entre os pontos principais de possuir um acompanhamento psicológico, estão o autoconhecimento, a superação de barreiras e o equilíbrio emocional, onde conseguimos aprender a nos conhecer e nos respeitar acerca daquilo que sentimos e decidimos, a lidar melhor com situações difíceis e desgastantes do dia-dia, e a superar traumas e medos que muitas vezes não imaginamos que possam estar nos privando ou impedindo de progredir.
Em casos de emergência, o Centro de Valorização da Vida (CVV) possui atendimento 24h de conversação com voluntários para apoio emocional e para a prevenção de suicídios, através do número 188 por telefone ou pelo chat no site https://www.cvv.org.br/.
Comments