Comemorar o dia do abraço representa a esperança de dias melhores
Em tempos de afastamento social um bom abraço faz muita falta. Desde o início da pandemia da Covid-19 fomos obrigados a nos distanciarmos das pessoas que mais amamos, e, por conta disso, deixamos de fazer com frequência um dos mais belos atos de carinho: abraçar.
O abraço é uma forma de comunicação que pode transmitir empatia, amor, solidariedade, compreensão e fortalecimento de vínculos.
O dia do abraço surgiu em 2004 quando um australiano, Juan Mann, criou uma campanha “Free Hugs Campaign”, como forma de distribuir abraços gratuitos nas ruas de Sydney, e assim mostrar às pessoas a importância desse ato.
Você sabia que um abraço representa muito mais que um simples gesto de carinho, solidariedade e amor?
Abraçar faz bem à saúde!
Ao abraçar o nosso organismo libera uma substância chamada oxitocina, na qual é conhecida por ser o hormônio que promove sentimentos de amor, união social e bem estar, também melhora o humor e reduz a ansiedade.
Por esse motivo, durante esses tempos de isolamento social sentimos tanta falta de um abraço verdadeiro.
Ato de esperança
Mas algumas pessoas não conseguiram ficar sem os melhores abraços e criaram meios para isso, foi o caso Paige, uma menina de 10 anos da Califórnia nos Estados Unidos. Com saudade de seus avós durante a quarentena, criou uma cortiça de plástico para poder abraçá-los. A invenção viralizou na internet e ficou conhecida como a “cortina do abraço”.
Assim como a Paige, muitas outras pessoas com saudade de realizar um ato tão simples, mas que representa muito começaram a criar estratégias para realizar esse gesto. E um fotógrafo dinamarquês, Mads Nissen, ganhou prêmio internacional de fotografia, World Press Photo.
O fotógrafo capturou o momento entre uma enfermeira e uma idosa em uma casa de repouso Viva Bem, na Zona Oeste de São Paulo.
A idosa não recebia um abraço há cinco meses, e protegidas por uma cortina de plástico elas se abraçaram e emocionaram muita gente.
E você já abraçou quem você ama hoje?
Não esqueça que “O melhor lugar no mundo é dentro de um abraço”.
Comments