top of page
Foto do escritorBeatriz Costa

Violência contra contra o idoso cresce durante a pandemia da Covid-19

São mais de 25 mil denúncias em todo o país entre março e junho deste ano


Foto: Bigstock

Segundo os dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), as denúncias de violência e de maus tratos contra idosos cresceu 59% no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. Entre os meses de março e junho foram 25.533 denúncias e em 2019 foram 16.039.


Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais foram os que mais registraram denúncias de violência contra idosos em 2020. De acordo com o MMFDH, foram 5.934, 3.743 e 3.595 denúncias nesses três estados, respectivamente. O isolamento social fez com que vítimas e agressores muitas vezes ficassem no mesmo local por bastante tempo, isso poderia ter agravado a situação.


Em entrevista ao portal de notícias do G1, o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Carlos André Uehara, afirmou que, mesmo com o aumento, ainda existe muita subnotificação dos casos. "O idoso pode decidir se quer ou não fazer a denúncia, e não é raro encontrar um idoso que fala que prefere ser violentado pelo filho do que vê-lo na prisão", explica o médico geriatra. Uehara ainda acrescenta que muitas vezes o idoso não reconhece que existe uma violência sendo cometida contra ele: "É um tipo de relacionamento abusivo".


Comments


bottom of page