top of page
Luiza Bittencourt

Vagas em áreas de tecnologia e saúde aceleram com a pandemia

Cargos de saúde e tecnologia passam por aumento de contratações e salário

Fonte: Banco de dados

Em pesquisa realizada pela Folha de São Paulo no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ainda em dezembro do ano passado, apresentou-se a aceleração na abertura de vagas para profissionais das áreas de saúde e tecnologia. A realidade se intensificou por conta da pandemia causada pelo Covid-19, que instaurou um cenário de desordem no mercado de trabalho e na economia.


A análise da Folha mostra que, dos 25 cargos que passam por maiores contratações nos últimos meses, 12 também estavam na lista no ano de 2019. As vagas que ganham destaque no ranking são as para profissionais de nível superior em: Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Análise de sistemas, Análise de negócios, Assistência social, Propaganda de produtos farmacêuticos e Análise de pesquisa de mercado.


Enquanto isso, os cargos de gerência - muito presentes em agências bancárias, postos administrativos e financeiros - e os que podem ser substituídos por automação e inteligência artificial sofreram cortes. Consequentemente, essas áreas vêm apresentando mais demissões do que contratações. O levantamento foi feito entre os meses de janeiro e outubro nos anos de 2019 e 2020, assim como a pesquisa que mostra o aumento de contratação nas áreas de saúde e tecnologia.


Das profissões que estão em alta nos números de vagas também foi notado um aumento significativo em seus salários. Desde o início dessa onda, os profissionais foram admitidos tendo seus salários entre 18% e 28% maiores do que os pagos no mesmo período nos anos anteriores.


Segundo especialistas, essa mudança no mercado de trabalho representa, além das inovações e avanços na tecnologia, o envelhecimento populacional somado ao aumento da preocupação com a saúde e o bem-estar.


Comments


bottom of page