Um Festival Literário na Baixada
- Victória Farias
- 28 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mar. de 2021
O FLIBA chega para o público da Baixada trazendo a literatura em diversos formatos

Literatura em Paraty, Niterói ou nas periferias? Já temos! Agora é a vez da Baixada Fluminense. O FLIBA, Festival Literário da Baixada, chega com o propósito de fomentar o fazer literário na baixada.
O evento de abertura marcou o início de um festival muito importante para todos os moradores da Baixada Fluminense e principalmente para os queimadenses. Em sua primeira edição, o FLIBA acontece em Queimados, um município com pouco mais de 150 mil habitantes. A transmissão do evento acontece pela sua página no Facebook.
A cerimônia de abertura contou com apresentações artísticas muito importantes: desde Mona Vilardo cantando os principais hinos das divas do rádio, até artistas locais como Kailane Muniz, ex participante do The Voice Kids, e Sérgio Lousada. Ao final do evento, os convidados e o público que acompanhava de casa puderam assistir ao espetáculo Riobaldo, um monólogo adaptado da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

"Foi importante a mobilização da cultura e da educação em torno do festival, que acontece remotamente para que as pessoas pudessem usufruir em sua casa de alguns momentos de uma programação de arte e cultura.Por fim, o evento de abertura do FLIBA também serviu para reforçar a população quanto ao uso de máscaras, da importância do distanciamento social e cumprimento dos protocolos sanitários no dia a dia." Explica Rômulo Sales, Secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Queimados.
O convite de adesão, aberto desde fevereiro, fez questão de integrar os trezes municípios que compõe a baixada fluminense, convidando todos os artistas e poetas a fazerem parte da programação flexível do festival. A Baixada tem muitos talentos a serem descobertos e divulgados.
Os meses de março e abril ficarão marcados com muita literatura, arte e cultura para todo o povo da Baixada Fluminense. Serão vinte e oito dias de programação, de 20/03 até 18/04. A programação conta com muita literatura e diversidade. Desde contação de história inclusiva, encontros literários até oficinas de teatro.
Comments