top of page
Luiza Bittencourt

Tecnologia 5G disponível em todas as capitais até julho de 2022

O recurso conta com um avanço maior na velocidade e irá funcionar independente do atual 4G

Fonte: Google Imagens | Reprodução Agência Brasil

Todas as capitais do Brasil terão tecnologia 5G disponível até julho de 2022. O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou o edital do leilão do 5G, além de ter decidido a adoção do padrão standalone. Assim, a nova tecnologia funcionará independente do atual 4G.


A novidade do recurso garante que o tráfego de dados seja até 100 vezes mais veloz do que o da internet 4G. Isso será possível por conta do espectro de rádio mais abrangente, permitindo que mais dispositivos móveis estejam conectados simultaneamente e com mais estabilidade, quando comparado às redes que vigoram neste momento.


A previsão é de que até julho de 2025 capitais de até 500 mil habitantes tenham a nova tecnologia implantada. Enquanto isso, nos com mais de 200 mil, o prazo é de até julho de 2026 e os com mais de 100 mil, até julho de 2027.


Uma definição que acompanha a nova tecnologia, quando for implantada, é a construção de uma rede 5G privativa da administração federal, o que possibilita o tráfego seguro de informações. A proposta será dividida entre uma rede de fibra óptica que conecta todos os órgãos da União e uma exclusiva para o Distrito Federal para atividades de segurança pública, serviços de emergência, defesa e resposta a desastres.


O Wi-Fi no Brasil também acompanhará as mudanças. Segundo determinação da Anatel, a faixa de 6 gigahertz (GHz) seja totalmente usada visando a melhoria dos equipamentos de banda larga sem fio, chamado Wi-Fi 6E.


Comments


bottom of page