top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

São Paulo volta para a fase amarela com mais restrições contra a pandemia

Os números de casos confirmados e de internações voltaram a subir por todo o estado nas redes públicas e privadas


Foto: pixabay

Um dia após as eleições do segundo turno, todas as regiões de São Paulo irão retornar para a fase amarelo do Plano SP, o programa de regras para flexibilização das medidas de restrição em razão da pandemia da Covid-19, devido ao aumento de novos casos de contaminação, ao total são cinco fases do programa. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (30) em uma coletiva pelo governador João Doria.


Alguns especialistas já haviam alertado sobre o avanço do novo coronavírus no estado, agora até as regiões que estavam na fase verde, a mais branda, voltarão para a fase amarela com mais restrições, com isso os comércios e serviços terão que diminuir o funcionamento novamente.


Até o momento, houve uma resistência do governo estadual e municipal para que fosse feita uma reanálise da situação do estado, mesmo que a ocupação tenha aumentado significativamente nos hospitais privados, como os hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês. 


O coordenador-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus, João Gabbardo, disse que o governo recebeu algumas recomendações para o aumento das medidas de restrição contra a pandemia na última semana. No entanto, foi decidido que iriam adiar até esta segunda-feira, no término do segundo das eleições municipais, para que colocassem em prática e alegaram que houve uma falha no sistema do Ministério da Saúde em que coletam os dados sobre a Covid-19. Em razão desta falha nos servidores do governo federal, o estado de São Paulo não conseguiu realizar os boletins diários com os números de casos e mortes pelo novo coronavírus.


O governador João Doria afirmou que houve um aumento de 18% nos pacientes internados com Covid-19 em todo o estado, somente na capital foi registrado um aumento de 20%, nos últimos 15 dias, das internações nos leitos municipais de enfermaria de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pelos pacientes com coronavírus.


Em acompanhamento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em todo o país, o projeto InfoGripe, da Fiocruz, informa que o estado de São Paulo possui uma propensão de que os casos aumentem moderadamente na capital. De acordo com informações da Secretaria do Estado de São Paulo, as internações subiram quase 20% no último sábado (28) em relação ao mês passado.



Comments


bottom of page