Acontecimento marca início de projeto para criação de colônia humana no planeta vermelho
Nesta terça-feira (09/02) os Emirados Árabes conseguiram levar a sonda “Al-Amal” para a órbita de Marte. A missão foi iniciada no dia 20/07 do ano passado, quando Al-amal (esperança em português) decolou sem tripulantes com destino ao planeta vermelho. A conquista prevê o início de estudos para criação de colônia humana no local.
A ideia inicial do projeto era de que Hope, como a sonda é chamada no ocidente, não pousasse no planeta e o resultado foi um sucesso. Sendo mantida somente na órbita de Marte, ela irá captar imagens mais completas. Para isso, a sonda foi programada para contornar a linha que divide o planeta em dois hemisférios, norte e sul. Assim, será feito o registro de um ponto diferente da superfície de hora em hora, realizando uma visão completa do planeta a cada nove dias.
O objetivo, ainda em 2020, era de que a sonda orbitasse em torno de Marte por 687 dias, o que corresponde a um ano marciano. Durante esse período, Al Amal utilizará três instrumentos para monitorar as condições climáticas e estudar a atmosfera superior. A partir dos dados recebidos, cientistas darão início aos estudos de possibilidades de colônia humana no planeta. Segundo expectativas do projeto, a colônia pode ser criada antes de 2117.
O trabalho dos cientistas árabes foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade de Colorado, Universidade do Arizona e Universidade da Califórnia. A sonda foi montada na cidade de Boulder, nos Estados Unidos, e montada no Japão. A união entre os países foi importante, já que os mesmos desejam estreitar laços políticos.
As primeiras informações captadas por Al Amal devem começar a ser transmitidas a partir de setembro deste ano e serão disponibilizadas para cientistas de todo o mundo.
Comments