top of page
Foto do escritorLua Silva

Site tem acesso às gravações que levaram Robinho a ser condenado por estupro

O jogador do Santos e seu amigo admitem em alguns dos áudios que a vítima não estava em plena consciência


Foto: Divulgação/Santos FC

O Globoesporte.com divulgou nesta sexta-feira, 16, as transcrições dos grampos realizados pela justiça italiana, os quais foram fundamentais para a condenação de Robinho em 2017 por estupro coletivo de uma jovem de origem albanesa em primeira instância na Itália. Em uma das gravações, Robinho e seu amigo também condenado, Ricardo Falco, falam sobre as condições da vítima e afirmam que a jovem não conseguia “nem mesmo ficar em pé”.


O crime aconteceu durante a madrugada do dia 22 de janeiro de 2013, em uma boate chamada Sio Café, a jovem comemorava seu aniversário de 23 anos com mais duas amigas. Além de Robinho e Ricardo Falco, mais 4 amigos do jogador também participaram da violência sexual, eles respondem em um processo à parte pois deixaram a Itália durante as investigações.


A justiça italiana também conseguiu registrar conversas entre Jairo Chagas, músico que tocava na boate na noite do ocorrido, e Robinho. Em um dos diálogos, Jairo tentou alertar o jogador sobre a investigação, e atleta respondeu: “Estou rindo porque não estou nem aí, a mulher estava completamente bêbada, não sabe nem o que aconteceu.


Na mesma conversa, Robinho relata que tinham 5 homens em cima da moça e que não fez sexo com ela. Em outro momento, em janeiro de 2014, Jairo e Robinho conversaram novamente, e ao ser questionado pelo músico se havia tido relações sexuais com a moça, o jogador diz: “Não, eu tentei”. Jairo rebate afirmando que viu o atleta colocar o pênis dentro da boca da jovem, Robinho responde que o episódio não significa transar.


Conversas com os outros 4 amigos de Robinho também foram registradas. Em uma delas o jogador conversa com “ Amigo 4”, como é identificado na reportagem, e defende que tanto ele quanto o amigo não transaram com a jovem. O amigo 4 demonstra preocupação com as investigações, afirmando se preocupar com Robinho.


Foto: Divulgação/Santos FC

Em ligação telefônica com outra pessoa envolvida no caso, o “Amigo 3”, Robinho fala que não existiam prova de que eles fizeram alguma coisa. Uma gravação entre Jairo Chagas e uma amiga também foi divulgada. Nela, a amiga do músico se declara enojada com o caso, e Jairo alega que o que aconteceu tem nome e se chama estupro.


Em abril de 2014, ao ser interrogado, Robinho negou que tenha cometido o crime e afirmou que teve relações sexuais com a vítima, mas se tratou de sexo oral e teve consentimento. Já em relação ao amigo do jogador, Ricardo Falco, sêmens foram encontrados na roupa da moça. A condenação de Robinho e Falco aconteceu com base no artigo “609 bis” do código penal italiano, que remete a violência sexual em grupo.



Comments


bottom of page