top of page
Foto do escritorMayara Beani

Reentrada de destroços do Foguete Long March5B é prevista para o final de semana

O foguete chinês, colocou em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa Tiangong


Por Mayara Beani


Lançamento do Long March 5B em 29 de abril de 2021 - Xinhua/Zhang Liyun

Os destroços do primeiro estágio do foguete Long March 5B, com aproximadamente 30 metros de comprimento e 22 toneladas, devem realizar a reentrada na atmosfera terrestre no próximo sábado, 08 de maio, e cair no oceano em território dos Estados Unidos, conforme informação do jornal China Global Times nesta quarta-feira (5), embora não se possa precisar data, hora ou local em que a queda ocorrerá.


Especialistas afirmam que grande parte dos destroços irão se despedaçar e queimar na atmosfera durante a reentrada e pouco irão interferir nas atividades humanas. Além da Agência Espacial Chinesa, o Comando Espacial Americano, dentre outras organizações também estão rastreando a sua trajetória.


O foguete decolou da ilha de Hainan, no sul da China, em 29 de abril, para colocar em órbita o primeiro módulo da Estação Espacial Chinesa (CSS), “Tianhe”. A CSS será construída ao longo de cerca de dez missões sucessivas, com previsão de conclusão em 2022.


O módulo central “Tianhe” foi colocado com sucesso em uma órbita de 370 km acima da superfície terrestre, tem cerca de 16,6 metros de comprimento, com 4,2 metros de diâmetro. Este será o espaço onde estará a central de controle da estação e onde os taikonautas (ou astronautas chineses) irão morar.


Na noite desta quinta-feira (6), o astrofísico italiano Gianluca Masi avistou por telescópio o estágio do Long March 5B passando pelos céus da Itália, confira os detalhes em: https://spacetoday.com.br/telescopio-flagra-foguete-chines-antes-de-cair-na-terra/


Comments


bottom of page