A ideia do movimento surgiu numa conversa de Formiga, Bia Zaneratto e Tamires
No início da tarde desta quinta-feira, 15, a Seleção Brasileira embarcou em Portland, Estados Unidos, rumo à Tóquio para o desafio dos Jogos Olímpicos 2020. Durante uma conversa bem humorada no aeroporto, Formiga (volante do São Paulo), Tamires (lateral do Corinthians) e Bia Zaneratto (atacante do Palmeiras) levantaram uma reflexão sobre o futebol feminino nacional: em que momento temporal nós estamos?
A curiosidade deu início ao movimento #PresasNos80, que representa a necessidade de avanços de investimentos e apoio da torcida para o futebol feminino no nosso país. Formiga, a jogadora mais velha da Seleção com 43 anos, lembrou da sua infância e explicou a referência à década de 1980.
"Eu nasci em 78, vivi bastante os anos 80 e, conversando sobre coisas das décadas passadas com a Tamires e a Bia, a gente brincou que no futebol feminino muitas coisas ainda parecem estar paradas nessas décadas. Daí veio a ideia de levantar esse tema", afirma a volante olímpica.
Hoje, o futebol feminino recebe aporte de investimento equivalente ao que os homens recebiam há 40 anos. Para efeito de comparação, em 2021, os gastos totais de um time feminino giram em torno de R$100 mil, valor menor do que o investimento de um único jogador em 1980.
"Precisamos ter cada vez mais visibilidade, mais apoio... Mais atletas fazendo sucesso nas redes sociais, na TV e em programas esportivos. E a torcida pode nos ajudar nessa, pois tudo isso também ajuda a gerar mais investimento", explica Tamires.
A hashtag já está presente nas redes sociais das atletas, que convocam outras jogadoras, imprensa e torcida geral para movimentar a internet e conseguir força para a iniciativa.
Commentaires