top of page
Foto do escritorCarolina Gandra

Pfizer faz proposta ao Brasil que permitiria vacinar milhões no 1º semestre de 2021

Empresa concluiu as três fases da vacina e anunciou 95% de eficácia; governo ainda não fez acordo


Foto: Freepik

A farmacêutica Pfizer e o laboratório BionTech divulgaram, nesta quarta-feira (18), que a Pfizer propôs ao governo brasileiro a comercialização da vacina BNT162b2 contra o novo coronavírus. A farmacêutica concluiu as três fases da vacina e anunciou 95% de eficácia na prevenção à doença, sem efeitos colaterais graves.


"A Pfizer fez uma proposta ao governo brasileiro, em linha com os acordos que temos fechado em outros países – inclusive na América Latina, que permitiria vacinar alguns milhões de brasileiros no primeiro semestre, sujeita à aprovação regulatória", declarou a empresa em nota nesta quarta-feira (18).


A Pfizer acrescentou que "trabalhará em parceria com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para fornecer todos os dados necessários para avaliação" de segurança da vacina.


O governo brasileiro ainda não fez acordo para obter a vacina. No entanto, o Brasil recebeu executivos da empresa para "conhecer os resultados dos testes em andamento e as condições de compra, logística e armazenamento oferecidas pelo laboratório. A aquisição dos imunizantes deve ocorrer à medida em que os ensaios clínicos apontarem a total eficácia e segurança dos insumos e o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) for realizado", de acordo com o Ministério da Saúde. O valor oferecido pelo imunizante ainda não foi divulgado.


A Pfizer também ressaltou sobre a criação de estratégias para suprir a necessidade de conservar a vacina em temperaturas muito baixas. "A companhia elaborou um plano logístico detalhado com ferramentas para apoiar o transporte eficaz, armazenamento e monitoramento contínuo da temperatura da potencial vacina contra a Covid-19”.


“Para isso, foi desenvolvida uma embalagem especial (em formato de caixa) com temperatura controlada, fácil de transportar e manipular, que utiliza gelo seco para manter a condição de armazenamento recomendada (...) por até 15 dias", disse a empresa.


Vacina com 95% de eficácia na prevenção à Covid-19


A Pfizer divulgou, nesta quarta-feira (18), que a vacina BNT162b2 teve 95% de eficácia na prevenção à Covid-19, e sem efeitos colaterais graves. A vacina já concluiu as três fases de testes.


A terceira e última fase de testes teve início em julho e envolveu mais de 43 mil voluntários em seis países: Brasil, Estados Unidos, Argentina, Turquia, Alemanha e África do Sul. Segundo a empresa, foram analisados 170 casos confirmados da doença nos estudos; 162 destes tomaram o placebo e 8 receberam a dose da vacina


“O resultado marca um importante passo nessa histórica jornada de oito meses para produzir uma vacina capaz de ajudar a encerrar essa pandemia devastadora. Continuaremos a prosseguir à velocidade da ciência para compilar todos os dados coletados e compartilhá-los com os órgãos reguladores ao redor do mundo“, afirmou Albert Bourla, o CEO da Pfizer.


De acordo com o G1, os resultados dos estudos ainda não foram publicados em revista científica.



Comments


bottom of page