top of page

PF faz apurações de estelionatários com o uso de dados de servidores do Ibama

  • Foto do escritor: Andrea dos Santos
    Andrea dos Santos
  • 15 de set. de 2020
  • 1 min de leitura

As fraudes beneficiaram proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária


Imagem: Agência Brasil

Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal faz a Operação Tokens, para apurações de estelionatários que usavam de dados de servidores do Ibama. Os bandidos faziam alterações impróprias no sistema do Ibama um sistema gerador de senhas que vários bancos usam para garantir a segurança de quem está usando a conta e, com isso, evitar fraudes no órgão ambiental federal —, fraudando certificados digitais (tokens).


Segunda a Agência Brasil, proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária foram beneficiados com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso, tendo sido constatados 122 desembargos irregulares em nome 54 pessoas físicas ou jurídicas.


Estima-se que o prejuízo para a União seja de R$ 150 milhões, em multas não recolhidas e descumprimento de embargos em áreas ambientais sensíveis da Amazônia Legal.


Segundo a PF, a operação Tokens tem por objetivo juntar provas e dados acerca das fraudes, assim como identificar os intermediários entre os falsificadores e beneficiários, com a ajuda de servidores públicos. Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão, em empresas e residências de pessoas que se beneficiaram com as fraudes. Cinco membros da associação criminosa foram presos.


Komentarai


Receba em seu email nossa newsletter e um conteúdo exclusivo semanalmente, assine!

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Proudly created with Femme News

bottom of page