As fraudes beneficiaram proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária
Nesta terça-feira (15), a Polícia Federal faz a Operação Tokens, para apurações de estelionatários que usavam de dados de servidores do Ibama. Os bandidos faziam alterações impróprias no sistema do Ibama — um sistema gerador de senhas que vários bancos usam para garantir a segurança de quem está usando a conta e, com isso, evitar fraudes no órgão ambiental federal —, fraudando certificados digitais (tokens).
Segunda a Agência Brasil, proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária foram beneficiados com áreas embargadas nos estados do Pará e Mato Grosso, tendo sido constatados 122 desembargos irregulares em nome 54 pessoas físicas ou jurídicas.
Estima-se que o prejuízo para a União seja de R$ 150 milhões, em multas não recolhidas e descumprimento de embargos em áreas ambientais sensíveis da Amazônia Legal.
Segundo a PF, a operação Tokens tem por objetivo juntar provas e dados acerca das fraudes, assim como identificar os intermediários entre os falsificadores e beneficiários, com a ajuda de servidores públicos. Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão, em empresas e residências de pessoas que se beneficiaram com as fraudes. Cinco membros da associação criminosa foram presos.
Comments