top of page
Foto do escritorAndrea dos Santos

OPINIÃO: Fome ressurge no Brasil

Dez milhões de brasileiros ficam pelo menos um dia da semana sem comer


Imagem: Reprodução do Google

Uma matéria do programa Fantástico, no último domingo (11), mostra o retrato de milhões de brasileiros que, pelo menos um dia da semana, ficam sem se alimentar. A pandemia do novo coronavírus agravou a crise econômica, resultando na perda de renda de milhões de brasileiros que, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem atualmente 13,1 milhões de pessoas desempregadas.


Enfrentamos hoje o Brasil da fome, o país já passava por problemas econômicos antes mesmo da pandemia; as Nações Unidas (ONU) já alertavam que a redução econômica e a recessão global de países emergentes causariam impactos devastadores em algumas regiões do planeta; o número de pessoas com fome dobraria no mundo até o final do ano. Muitos países já viviam uma crise alimentar antes mesmo da pandemia e a covid-19 só veio agravar a situação.


Com a crise econômica, o desemprego da população brasileira e a alta do preço da cesta básica, milhões de pessoas ficam sem comer pelo menos uma vez na semana. O número de pessoas com fome estimado para 2020 pela ONU é quase 90% maior do que as projeções antes da pandemia, triste realidade e preocupante para quem não tem o que comer e onde morar.


Comments


bottom of page