top of page
Foto do escritorNatasha Sioli

Niterói recebe reconhecimento internacional pelo seu combate à Covid-19

A cidade está entre as quatro da América Latina e a única do Brasil a ganhar o prêmio

Foto: Celso Ávila/Xpress/Folhapress

O Congresso Smart City LATAM e a Fira de Barcelona entregaram nesta quarta-feira (14) um prêmio à Niterói, região Metropolitana do Rio, em homenagem por assumir ações rápidas no combate à covid-19 e por priorizar o atendimento a população mais vulnerável. O prêmio foi entregue ao prefeito Rodrigo Neves e houve até uma cerimônia online para realizar a homenagem. Niterói foi a única cidade brasileira a receber o reconhecimento, outras três cidades da América Latina também receberam o destaque, como Montevidéu, em Uruguai, Bogotá, na Colômbia e Cuenca, no Equador.


"O Júri de Honra decidiu conceder um reconhecimento à cidade de Niterói pela sua resposta à complexa situação derivada do Covid-19, por representar um exemplo de ação responsável, precoce, comprometida e inspiradora. Com este reconhecimento queremos dar relevância à ação institucional acumulada nestes meses de crise, expressando-a a partir de casos concretos como o seu, pois acreditamos que podem servir de ilustração da capacidade que tantas autoridades se utilizaram para dar uma resposta neste período", relata a carta oficial da organização do evento, com assinatura do diretor regional da América Latina e Caribe ONU-Habitat, Elkin Velásquez, da curadora da Smart City World Congress, Pilar Conesa e do presidente da Fira de Barcelona Internacional, Manuel Redondo.


O Smart City Expo LATAM é um evento de cidades inteligentes da América LAtina onde é reúne vários atores dos setores público e privado para instituir alianças a favor da resiliência e da reativação da América Latina, podendo assim estimular um melhor desenvolvimento no futuro econômico, social e ambiental da região.


Foto: Bruno Eduardo Alves/Divulgação

Para o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, receber o prêmio de reconhecimento é uma honra, pois "é um sinal claro de que nós tomamos todas as medidas necessárias e corretas para salvar vidas e apoiar as pequenas e médias empresas na nossa cidade. Niterói passou a ser um exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo. É uma homenagem extraordinária, de organismos reconhecidos mundialmente, como a ONU-Habitat, Congresso SMart City Expo LATAM e Fira de Barcelona. Ser a única cidade do País e uma das quatro da América Latina a receber esse reconhecimento significa que, desde o começo, usar a ciência e analisar as experiências internacionais era o único caminho para que a gente pudesse vencer essa guerra contra o coronavírus".


Entre as ações implementadas pela cidade, a Prefeitura de Niterói abriu o primeiro hospital do País apenas para o tratamento dos pacientes infectados com o coronavírus, oferecendo 140 leitos com respiradores. Foram contratados mais de 1.200 profissionais da saúde e realizados mais de 109 mil testes gratuitos da Covid-19. Niterói também distribuiu aproximadamente 2 milhões de máscara de tecido para a população, cerca de 80 mil kits de limpeza aos cidadãos mais pobres e desenvolveu um centro de referência de quarentena, onde as pessoas que apresentassem sintomas leves da doença pudessem se isolar e receber os cuidados necessários.


Cerca de 50 mil famílias puderam se beneficiar dos programas Renda Básica Temporária e Busca Ativa, implementados pela prefeitura com a renda mensal de R$ 500 que irá durar até o mês de dezembro. Com participação de especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação OSwaldo Cruz (Fiocruz), foi desenvolvido o Plano de Transição Gradual para o Novo Normal que conta com protocolos sanitários com base nas melhores experiências internacionais, com o intuito de oferecer orientação para o retorno das atividades econômicas.


Outro programa realizado pela Prefeitura de Niterói foi o Empresa Cidadã, criado para que as empresas não façam a redução do quadro de funcionários e que o poder público municipal pague um salário mínimo para os funcionários de empresas, entidades religiosas, filantrópicas, clubes e organizações sindicais. Atualmente, são 2.800 empresas atendidas pelo programa e 11 mil postos de trabalho sendo preservados. Além destes programas, também foi criado o Niterói Supera e Supera mais, fundos de crédito que injetam recursos na economia da cidade pelo apoio para as micros e pequenas empresas que possuem o direito de pegar empréstimo a juro zero com instituições financeiras credenciadas pelo município, somente nos dois programas já foi concedido R$ 38 milhões de empréstimos.


Comments


bottom of page