Pesquisa inédita aponta que três facções criminosas ocupam juntas 15,4% do território da capital carioca
Nesta segunda-feira (19), uma pesquisa feita pela primeira vez no Rio de Janeiro mostra mapeamento da expansão de grupos armados, milícias ocupam 58,6% do território da capital fluminense e três facções de tráficos juntas dominam 15,4% de territórios da capital. Dos 163 bairros da capital fluminense, 41 deles estão sob o domínio de grupos paramilitares.
A pesquisa é resultado de um convênio entre o Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos (GENI/UFF), o datalab Fogo Cruzado, o Núcleo de Estudos de Violência da USP e a plataforma digital Pista News e o Disque-Denúncia. A pesquisa durou cerca de um ano e meio.
De acordo com o pesquisador Daniel Hirata, que participou do mapeamento, os grupos paramilitares seguem forte na Zona Oeste. A disputa por território se estende para outras regiões, como a Zona Norte. A pesquisa revela que o Comando Vermelho ocupa 24,2% dos bairros, o Terceiro Comando 8,1% e a também facção criminosa Amigo dos Amigos 1,9%.
O pesquisador afirma “das 148 comunidades no Rio, 96 delas estão divididas entre o tráfico de drogas e a milícia. Outras 52 estão sob disputa. "A gente não pode precisar como será esse território em dez anos, mas temos a certeza de que a milícia vai continuar com esse crescimento. Diferente do tráfico, os grupos paramilitares estendem seus ramos de trabalho".
Comments