top of page
Foto do escritorFemme News

Internações no estado de São Paulo aumentaram 18% na última semana

Atualizado: 17 de nov. de 2020

Por cautela, a nova atualização do Plano SP é adiada para o próximo dia 30


Por Ana Modesto e Carolina Gandra


Foto:Reprodução/GEHOSP

O governo do estado de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (16), que as internações de pacientes infectados ou com casos suspeitos de Covid-19 aumentaram de 859 para 1.009 entre os dias 8 e 14 de novembro, um crescimento de 18% em comparação com a semana anterior. 


De acordo com Jean Gorinchteyn, o secretário de saúde estadual, medidas mais restritivas serão adicionadas na quarentena do estado caso os indicadores de saúde continuem aumentando. “Se nós tivermos índices aumentados, seguramente, medidas muito mais austeras e restritivas serão realizadas no sentido de continuarmos a garantir vidas. É assim que o faremos”, declarou Gorinchteyn


O 'Plano São Paulo' conhecido por regulamentar os estágios em várias regiões do estado durante a quarentena, não terá atualizações esta semana. O programa possui a responsabilidade de estabelecer e garantir o comprimento de medidas que varia de acordo com os indicadores de saúde da região analisada.

O governo federal afirma que a interrupção nas atualizações semanais ocorreu por conta de falhas técnicas nos dados do Ministério da Saúde, já que na última semana o envio dos dados de mortes por Covid-19 no estado foi prejudicado e poderia ocorrer novamente nesta semana.


João Doria (PSDB), o governador de São Paulo, relatou que a atualização do Plano São Paulo foi adiada por uma medida de cautela. A reclassificação das regiões estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira (16), entretanto, houve o adiamento para o dia 30 de novembro. 


"A falta de informações sobre casos e óbitos durante 6 dias da semana passada, causada por uma pane no sistema do ministério da saúde [...] afetou a normalização dos dados em todo o Brasil, e aqui em São Paulo em especial. Por esta razão estamos adiando a atualização do Plano São Paulo para o dia 30 de novembro. É uma medida de cautela e que demonstra a nossa responsabilidade em não alterar a qualificação dos estados sem ter todos os indicadores disponíveis", afirmou Doria.


Governo de SP negava aumento das internações


Mesmo após as falhas técnicas da semana passada e o crescente aumento de internações em 15 hospitais distintos da rede privada de São Paulo, Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde, negou na quinta-feira (12) nova alta nos números.


"Todas as internações que acontecem no estado de São Paulo, seja no ambiente público, seja no ambiente privado, são notificadas para os nossos órgãos reguladores dentro da secretaria de estado da Saúde. Então nós trabalhamos com números oficiais. Estes números oficiais não revelam o que foi exposto pela mídia", disse anteriormente.


Bruno Covas (PSDB), o prefeito de São Paulo, também havia negado: "O que nós temos são alguns dados específicos de alguns hospitais privados, que recebem inclusive muita gente de fora de São Paulo, então isso não reflete a evolução da pandemia na cidade. Os números agregados da cidade de São Paulo mostram que não há nenhum recrudescimento da doença. A gente continua a abaixar os índices aqui”, declarou na sexta-feira (13).


O estado de São Paulo alcançou, nesta segunda-feira (16), a marca de 1.169.377 casos confirmados e 40.576 óbitos por complicações da Covid-19 desde o início da pandemia do novo coronavírus.


Comments


bottom of page