top of page
Foto do escritorAndrea dos Santos

IBGE aponta que a insegurança alimentar grave esteve presente no lar de 10 milhões brasileiros

Atualizado: 17 de set. de 2020

Menos da metade dos domicílios do Norte (43,0%) e Nordeste (49,7%) tinham acesso pleno e regular aos alimentos



Imagem: Pixabay

A fome voltou a surgir no Brasil, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (17), a insegurança alimentar grave esteve presente no lar de 10,3 milhões de pessoas entre 2017 e 2018. Dos 68,9 milhões de domicílios do país, 36,7% estavam com algum nível de insegurança alimentar, atingindo ao todo 84,9 milhões de pessoas.


A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) mostra que a insegurança quanto ao acesso aos alimentos aumentou 62,4% nos lares do Brasil. Ela vinha reduzindo ao longo dos anos desde 2004, quando aparecia em 34,9% das residências, houve uma piora na alimentação da população brasileira.

A pesquisa aponta que pelo menos metade das crianças menores de cinco anos viviam em lares com algum grau de insegurança alimentar. São 6,5 milhões de crianças vivendo sob essas condições em 2017-2018. O nível de maior restrição no acesso a esses alimentos também aparece com mais frequência nos domicílios localizados na área rural do Brasil.


A insegurança alimentar aparece de forma desigual entre as regiões. O Norte (43,0%) e o Nordeste (49,7%) ficaram abaixo da média nacional: menos da metade de seus domicílios tinham segurança alimentar.

Comments


bottom of page