17 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial do Gato
Por Paula Sant'Ana
De criação italiana, a data foi instituída com o objetivo de promover uma campanha contra maus tratos aos bichanos. Logo, a ideia surtiu efeito ao redor do mundo. Inúmeras instituições como por exemplo ONGs utilizam o dia para campanhas de adoção a fatos abandonados, pauta essencial.
Estima-se que esses animais passaram a fazer parte da estrutura familiar cerca 5.000 anos atrás, quando os humanos deixaram de viver princípios nômades e iniciaram jornada permanente às margens do Rio Nilo, no Egito Antigo. Além de proteção contra ratos, eram considerados sagrados por conta de Bastet, deusa da fertilidade que possuía cabeça de gato.
Animais domésticos, os gatos são protagonistas de diversas datas ao longo do ano, para debates acerca de cuidados realizados corretamente, vacinação, saber significados comportamentais e principalmente temas sobre abandono, já que existem incontáveis gatinhos em situação de rua.
Existe confusão entre as comemorações, pois muitos confundem o Dia Mundial (17 de fevereiro) com o Cat Day, vulgo Dia Internacional (08 de agosto), conhecido por indicações de saúde aos donos de felinos. Para todos os efeitos, ambos são meios de conscientização e de suas respectivas importâncias.
O Brasil é o 2° colocado no mercado pet em relação a faturamento, atrás apenas da China, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Dados do IBGE apontam um total de 22 milhões de gatos no país e com estimativa de crescimento na população: aproximadamente 30 milhões até 2022.
Comentários