top of page
Foto do escritorCarolina Gandra

Homem contaminado por cerveja é internado hoje para receber rim da esposa

Cristiano Gomes, uma das vítimas da Backer, será internado às 15h com a esposa para realizar amanhã o transplante


Foto: Arquivo Pessoal/Flávia Shayer

Cristiano Gomes, de 48 anos, uma das 29 vítimas da cervejaria Backer, será internado nesta segunda-feira (28) às 15h com a esposa Flávia Shayer, 47, para realizar o transplante de rim às 7h30 de amanhã (29). A vítima precisa da doação do órgão por conta de uma intoxicação por dietilenoglicol depois de beber a cerveja Belorizontina da cervejaria Backer.


Horas antes de ser internado, Cristiano conversou com o G1: "Dificilmente a gente vai encontrar um gesto de amor maior do que dar um pedaço de si para outra pessoa, né? É um relacionamento de respeito, de carinho, de responsabilidade. De amor. Isso faz a vida ter sentido", declarou Cristiano sobre a doação da esposa.


Flávia Shayer também declara comovida: "Estou meditando, orando, tendo apenas pensamentos positivos. Quero uma onda do bem antes da cirurgia", afirmou Flávia.


"Compramos a cerveja no dia 29 de novembro, fomos para um sítio e bebi sete garrafas. Viemos embora, pois eu estava passando muito mal. Achamos que era cansaço por causa do final do ano e decidi beber todo dia uma garrafa para relaxar. No dia 21 de dezembro, após beber três garrafas e meia, fui internado e, no dia 23, do mesmo mês, meu rim parou de funcionar", relembrou Cristiano sobre o caso.


Segundo o G1, a vítima chegou a ficar com corpo quase totalmente paralisado. Cristiano ficou três meses internado, recebeu alta no dia 6 de março deste ano, fez diálise peritoneal por dez horas por dia e entrou na lista de espera para receber a doação de um rim. No entanto, o casal recebeu em agosto a notícia de que Flávia tem o órgão compatível com o do marido.


"Tem pessoas que estão esperando há sete anos por um doador. Então a emoção do resultado positivo foi grande. Deus fez dar certo. Meu olho enche de água ao ver meu marido vivo", disse Flávia Schayer.


O casal necessita de 40 doadores de sangue para realizar a cirurgia. As pessoas que queiram doar devem agendar no site ou comparecer na rua Juiz de Fora, 941, no Barro Preto, em Belo Horizonte.


A cirurgia será realizada no hospital Felício Rocho pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ricardo Gontijo, o médico coordenador do programa de transplantes de pâncreas e rins, informou que "o procedimento dura cerca de duas horas. Começamos a cirurgia na Flávia enquanto o Cristiano fica em uma sala ao lado aguardando. Quando iniciar o procedimento nela, a gente começa nele. As cirurgias são quase simultâneas. Depois é aguardar pela boa evolução".


Resumo do caso Backer


• O caso foi exposto em janeiro de 2020; • Diversos consumidores da cerveja Belorizontina, da cervejaria Backer, apresentaram sintomas de intoxicação por dietilenoglicol após o consumo e foram internados; • As vítimas desenvolveram a síndrome nefroneural; • O caso teve vinte e nove vítimas, dez destas morreram e outras dezesseis estão com sequelas graves e ainda em recuperação com sintomas de paralisação facial, cegueira e problemas nos rins;

• Onze pessoas ligadas à Backer foram indiciadas pelos crimes de homicídio, contaminação de produto alimentício e lesão corporal.


Lista de denunciados segundo o G1


Adenilson Rezende de Freitas - responsável técnico da Backer;

• Álvaro Soares Roberti - responsável técnico da Backer;

Ana Paula Silva Lebbos - sócia da Backer;

• Charles Guilherme da Silva - ex-funcionário da Backer;

Christian Freire Brandt - responsável técnico da Backer

• Gilberto Lucas de Oliveira - chefe de manutenção da Backer;

Hayan Franco Khalil Lebbos - sócio da Backer;

Munir Franco Khalil Lebbos - sócio da Backer; Paulo Luiz Lopes - responsável técnico da Backer; Ramon Ramos de Almeida Silva - responsável técnico da Backer; Sandro Luiz Pinto Duarte - responsável técnico da Backer.


Comments


bottom of page