Estudos apresentam lado comportamental como auxílio para se autoconhecer
Por Paula Sant'Ana
Em busca de categorizar as pessoas, tendemos a dividirmos sempre os indivíduos a partir de subgrupos: extrovertidos, nervosos, focados, sensíveis, etc. Isso acontece por causa de pré julgamentos, sendo alguns de formas involuntárias. Além disso, desde os primórdios das pesquisas na humanidade já existiam essas classificações.
Com base na teoria de Hipócrates, entre 131 - 200 d.C., o médico investigativo filósofo Cláudio Galeno iniciou a primeira nomenclatura sobre temperamentos. Eram estes: sanguíneo, bilioso ou colérico, melancólico e fleumático. Já no século XVIII, Immanuel Kant evolui estes estudos. Cada um destes seriam ligados a um elemento natural: sanguíneos (ar); coléricos (fogo), melancólicos (terra) e fleumáticos (água).
Para a maioria das pessoas, autoconhecimento é um facilitador para o cotidiano. Isso porque parte do pressuposto de que nossas ações interferem em hábitos, posicionamentos, ideias e tantos outros detalhes. Assim, buscar harmonia e equilíbrio entre os pontos fortes e fracos que nos constituem ajudaram em nossas relações.
A teoria aponta que todos têm os quatro temperamentos, mas que um ou dois sobressaem em nossas atitudes. Por isso, tanto características negativas quanto positivas podem ficar mais evidentes. Vamos ao detalhamento:
Tipos de temperamento
Sanguíneo
Estão constantemente em movimento e se desgastam com facilidade. Costuma ser receptivo, interessado naquilo que o cerca e suas relações simples. Tende a ser criativo e aberto a novas possibilidades, mas pode ter problemas de concentração. Dentre os pontos positivos destacam-se: comunicação; entusiasmo; simpatia; credulidade e companheirismo. Já os pontos negativos estão: indisciplina; insegurança; egocentria e exagero.
Colérico
É entusiasmado, mas sente uma "pressão" com frequência. Vive com dinamismo e em meios aos ideais que o envolvem. Quando as coisas não saem conforme o planejado, sobressai a vaidade e a raiva. Além disso, pode surgir dificuldade em entender outras perspectivas. Pontos positivos: independência; praticidade; liderança e energia. Pontos negativos: vaidade; intolerância e insensibilidade.
Melancólico
Geralmente são pessoas expressivas que sentem-se incompreendidas e até desprezadas. Alimentam a profundidade de pensamento, seriedade e empatia. Estudiosos e profundos, a maior dificuldade do melancólico é acreditar mais em si e aceitar mudanças. São pontos positivos: sensibilidade; dedicação; lealdade e ser habilidoso. Pontos negativos: egoísmo; anti-sociabilidade; inflexibilidade e pessimismo.
Fleumático
Calmo até em momentos adversos, é paciente e busca equilíbrio sempre. Foge de agressividade, o enfoque fleumático tende a ser na harmonia, confiança, organização e planejamento. Porém, pode ficar desinteressado e se isolar dos demais. Pontos positivos: calma; eficiência; liderança; diplomacia e bom-humor. Pontos negativos: indecisão; desconfiança; introversão e temeridade.
Ficou curioso para saber qual seu tipo de temperamento? Segue link de teste: https://educamais.com/teste-de-temperamento/
Commenti