Chamado golimumabe, o remédio é utilizado por 11 mil pacientes em tratamento de artrite reumatoide dentre outras
Segundo Agência Brasil a Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz) começou em outubro a fornecer um novo medicamento contra doenças reumatológicas ao Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio é utilizado por 11 mil pacientes em tratamento de artrite reumatoide, artrite entre outras doenças reumáticas.
A produção do medicamento em Bio-Manguinhos se deu devido uma parceria com a farmacêutica Janssen, detentora da tecnologia do produto. Essa sociedade prevê a transferência total do conhecimento, tecnologia de produção e célula-mestre do golimumabe, que é um medicamento biológico.
Para o tratamento das quatro doenças reumatológicas, Bio-Manguinhos também fornece ao SUS os biofármacos infliximabe e etanercepte. Além da maior acessibilidade dos usuários do SUS ao medicamento, Hugo Defendi destaca a importância de incorporar a tecnologia de produção à estrutura pública da Fiocruz.
"Um outro ganho indireto é que os concorrentes que também estão ofertando o produto acabam também baixando os preços", afirma Defendi, que descreve o golimumabe como uma boa opção terapêutica. "Ele tem um bom perfil de risco e benefício, causa poucos eventos adversos, efeitos colaterais, e isso é uma grande vantagem, porque ele tem uma eficácia muito boa".
Comments