Data é comemorada pela segunda vez durante a pandemia
Por Victória Farias
O Dia Nacional do Turismo é comemorado hoje, dia 8 de maio. O Brasil há muitos anos é considerado um dos países que está na rota do turismo. Isso é claramente justificado pela grande quantidade de belezas naturais e sua diversidade cultural. Muitos estrangeiros têm o país como opção para passar as férias de verão.
A data existe com a finalidade de promover o turismo nacional, conscientizando a população dos passeios turísticos acessíveis, e que por muitas vezes estão bem perto de onde moramos. Para o turismo acontecer, não necessariamente é preciso pegar um avião e se deslocar para outro estado ou país.
O Rio de Janeiro é uma das cidades que mais recebe turistas durante todo o ano, conhecida por ser a Cidade Maravilhosa com suas belas praias e paisagens. O turismo, se bem explorado, é capaz de gerar muito lucro para o país, tendo grande influência em sua economia.
De 2017 a 2019 a quantidade de turistas internacionais que chegavam até o país havia estagnado em 6,5 milhões, com poucas variações de um ano para outro. Atualmente, com o cenário pandêmico que o país enfrenta, o turismo foi um dos setores mais afetados. Bares e restaurantes com restrições de horário e com sua ocupação reduzida; pontos turísticos abrindo em horário e capacidade reduzida; boates, shows e feiras sem previsão para retornar.
“Este Dia Nacional do Turismo será diferente de todos os outros. Devemos comemorar, sim, pois chegamos até aqui, dando o nosso melhor. Foi essa determinação que nos levantou como referência econômica no Brasil e, com essa mesma garra e perseverança, conseguiremos reerguer um dos maiores segmentos desse país. Não deixem de acreditar no nosso potencial. Aos poucos, nos reconstruiremos”, compartilha Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação em um artigo recente sobre o Dia Nacional do Turismo.
A vida turística no país foi fortemente abalada. Mas em contrapartida, com as inúmeras restrições também em viagens internacionais, o turismo precisou se reinventar diante deste cenário e foi constatado um crescimento nas viagens e passeios nacionais neste último ano.
Comments