Uma data para homenagear profissionais tão necessários para a sociedade
Por Julia Ferraz
Durante a pandemia, com as escolas fechadas e o ensino remoto se fazendo extremamente necessário, a presença dos professores fez falta na vida escolar dos alunos. Responsáveis pela formação de todos os profissionais, o professor é aquele que guia seu aluno em uma jornada ao conhecimento. Em aula, um professor é capaz de identificar pelo olhar do aluno uma dúvida e saná-la no mesmo momento.
Professores são tão empenhados em sua profissão que incentivam os alunos a buscarem mais, indo além de seu dever de ensinar, os pedagogos impulsionam os alunos até seus sonhos para que eles alcancem seus objetivos. Não são poucos os relatos de alunos que ingressaram em universidades no curso que sempre sonharam, incentivados por um professor ou professora que acreditou na capacidade daquela pessoa. Alunos que muitas vezes não tinham nenhuma perspectiva de vida, devido a realidade onde vive, tem um interesse maior pelos estudos quando o pedagogo passa a trabalhar com ele as possibilidades e a acreditar nos seus sonhos.
Alunos com deficiência física e intelectual tem uma tendência a parar os estudos no ensino básico devido às suas limitações, porém, essa realidade vem diminuindo com o auxílio de pedagogos especializados e escolas adaptadas, que fazem com que a vontade de aprender do aluno cresça e motivando-os a seguir com os estudos. Está se tornando cada vez mais comum ver alunos com deficiências no ensino superior, embora ainda sejam um número muito pequeno, sendo apenas 0,52% dos matriculados nas universidades e centros universitários, segundo uma pesquisa do IBGE em 2018.
O pedagogo é responsável por acompanhar o desenvolvimento de seus alunos, onde cada um tem seu tempo de aprendizado e o pedagogo tem que respeitar o tempo individual de cada um, sanando suas dúvidas e impulsionando o aluno para o conhecimento. Ser pedagogo é trabalhar com amor, lutando contra as adversidades e contra um país que desvaloriza esta profissão. Ser professor no Brasil é um ato de amor e resistência, mas também é saber que o futuro de milhares depende de você. Aos pedagogos e professores, todo o respeito e valor que merecem.
Mais um excelente texto dessa escritora, agora falando sobre uma profissão ão linda.