Comemoração a esses profissionais da ciência
Por Paula Sant’Ana
A origem da data se dá por causa da fundação da Sociedade Brasileira de Paleontologia (SBP), no dia 07 de março de 1958, com sede no Rio de Janeiro. Assim, tornou-se oficialmente o Dia do Paleontólogo em território nacional.
Por vezes é comum notarmos publicações também no dia 15 de junho, pois existe uma lei elaborada pelo Estado de São Paulo - Lei n° 2.818 - 30 de abril de 1981. No entanto, é tida como inválida pelos paleontologistas.
Há diversas representações cinematográficas que contém enredo desse tipo de cientista, principalmente com temáticas de museu, ficção científica e até mesmo antropologia. No cotidiano da profissão, além de escavações, pesquisas laboratoriais também são realizadas.
De uma forma geral, é através desses estudos que hoje conseguimos saber mais acerca da história de animais antigos e a evolução do homem na Terra. Onde viveram, por quanto tempo, em qual época e coisas desse tipo.
Apesar de uma profissão próxima da arqueologia, é importante destacar as diferenças. O arqueólogo estuda os objetos utilizados na época, assim compreende o comportamento e as estruturas sociais respectivas.
Comments